quarta-feira, 12 de setembro de 2007

PROVA AGENTE PENITENCIÁRIO 2007

QUESTÃO 46
Entre as alternativas abaixo, assinale a opção CORRETA que indique, após a seleção de uma célula em cada lado da linha ou coluna a ser reexibida, a seqüência para Reexibir uma linha ou coluna em uma planilha do Excel:
a) No menu Formatar, apontar para Linha ou para Coluna e, em seguida, clicar em Reexibir.
b) No menu Exibir, apontar para Linha ou Coluna e, em seguida, clicar em Reexibir.
c) No menu Ferramentas, apontar para Linha ou Coluna e, em seguida, clicar em Reexibir.
d) Nenhuma das opções anteriores.

Resposta Correta: letra A. Na verdade a questão é bastante confusa. O seu enunciado não descreve com perfeição o que se deseja cobrar do candidato. Na verdade o Excel tem uma opção de ocultar linhas ou colunas e a questão quer saber como que se faz para exibir uma linha ou coluna que está oculta. Essa opção está no menu Formatar.


QUESTÃO 47
Você estudou bastante e foi aprovado no Concurso de Agente de Segurança Penitenciário. Com o intuito de dar tranqüilidade à sua família, você resolveu adquirir um imóvel. Considere que o financiamento do imóvel é de R$40.000,00, a uma taxa de juros de 8% ao ano, com pagamento em 36 meses.
Entre as alternativas abaixo, assinale a opção CORRETA de acordo com a fórmula usada para o cálculo do valor da prestação mensal, por meio da função PGTO do Excel:
a) “=PGTO(8%;36;40000)”.
b) “=PGTO(8%/12;36;40000)”.
c) “=PGTO(8%/36;36;40000)”.
d) “=PGTO(8/12;36;40000)”.

Resposta Correta: Letra B. A questão não cobrava conhecimento de informática e sim de matemática, vejamos por que:

Todas as alternativas apresentam a função “PGTO”, ou seja, só pode ser ela mesmo. Para realizar esse cálculo precisamos de três argumentos. O primeiro é a taxa de juros mensais; o segundo é a quantidade de meses e; o terceiro é o valor do financiamento. A questão informa claramente estes três valores.

A Letra D não pode ser por que não possui o símbolo de porcentagem depois do 8.

A Letra A tem uma pegadinha: como a função é =PGTO(8%;36;40000), o cálculo será realizado como se a taxa de juros fosse de 8% AO MÊS E NÃO AO ANO.

Bom, se a taxa de juros é de 8% ao ano, e no primeiro argumento deve conter a taxa de juros mensal, basta dividir 8% por 12 meses, ou seja 8%/12 e a única alternativa que diz isso é a letra B.

¿ QUEM FOI QUE DISSE QUE NÃO SE PODE COBRAR MATEMÁTICA EM UMA PROVA DE EXCEL?


QUESTÃO 48
O Word possibilita várias combinações de atalhos, por meio do uso de teclas, conforme se pode verificar nos exemplos abaixo:
I - Ctrl+E
II - Ctrl+C
III - Ctrl+V
IV - Ctrl+Y
V - Ctrl+Z

Marque, entre as alternativas abaixo, a opção que indique a seqüência CORRETA dos itens de I a V acima citados:
a) Abrir, Copiar, Desfazer, Salvar, Negrito.
b) Abrir, Ir Para, Colar, Negrito, Desfazer.
c) Centralizar parágrafo, Copiar, Colar, Ir Para, Desfazer.
d) Centralizar parágrafo, Copiar, Verificar, Desfazer, Ir Para.

Resposta correta: Letra C

Veja como essa questão foi fácil. Quais são os atalhos mais conhecidos por qualquer usuário de computador????? Copiar e colar! Certo?

Se o usuário soubesse que o “CTRL+C” copiava e o “CTRL + V” colava, ele não gastaria mais de 30 segundos para resolver e conferir esta questão.

Para se abrir um arquivo no Word versão em Português, devemos pressionar “CTRL+A”. Na questão, esse atalho nem ao menos é citado, ou seja, não existe a opção abrir nessa questão e sendo assim, as letras A e B estão incorretas. Nos resta apenas julgar as alternativas C e D.

As duas apresentam o primeiro e segundo argumentos corretos, logo, precisaremos analisar o terceiro e definiremos qual das alternativas receberá o nosso “xizinho” (X). Bem, na primeira parte da questão, temos assim “III Ctrl + V” e de posse dessa informação precisamos saber se esse atalho é para colar ou verificar.

VIDRO DE COLA, lembram?????

Indiscutivelmente........ LETRA C


QUESTÃO 49
Assinale a alternativa CORRETA referente a recursos do Internet Explorer 6:
a) No Internet Explorer, a combinação das teclas de atalho CTRL+W gera a ação de “Abrir uma nova janela”.
Errada. Abrir uma nova janela é “Ctrl + N”.

b) Para definir sua página inicial, clique em Ferramentas, em seguida em
Opções da Internet e, na guia Privacidade, digite o endereço preferido
na caixa de texto correspondente.
Errada. A página inicial é acessada no guia “Geral” e não no guia Privacidade. (Isso foi mostrado várias vezes dentro de sala de aula).

c) Para realizar pesquisas na Internet usando o Internet Explorer basta digitar a palavra ou expressão que se quer pesquisar na Barra de Endereços e pressionar Enter ou Ir.
Certa. Tendo conexão com a Internet, se o usuário digitar uma palavra na barra de endereços, será realizada uma busca na Internet para encontrar ocorrências daquela palavra em sites da Internet.

d) Todas as alternativas anteriores estão corretas.
Errada. Encontrar uma alternativa falsa, já anularia esta. No caso, encontramos duas, e sendo assim, não há nem o que discutir.

Fazendo por eliminação a resposta viria fácil!


QUESTÃO 50

O Windows XP possui ferramentas que possibilitam ao usuário conhecer e diagnosticar problemas no computador, onde o XP encontra-se instalado.
Os itens abaixo são ações que, executadas sequencialmente, detalham informações sobre a máquina em uso.
I. Na área Escolha uma tarefa da página inicial do Centro de Ajuda e Suporte, clicar no link Usar Ferramentas para exibir informações sobre o computador e diagnosticar problemas.
II. Clicar no item Exibir o status do hardware e software do meu sistema.
III. Um resumo do estado do sistema identificará problema atual ou potencial.
IV. Clicar em Iniciar e selecione Ajuda e Suporte.
V. Clicar no item Informações do meu computador.
Com base nas ações acima enumeradas, marque, entre as alternativas abaixo, a opção que indique a seqüência CORRETA para se exibir as informações (status) de hardware e software de uma máquina com XP:
a) II, III, I, IV, V.
b) IV, II, V, I, III.
c) IV, V, I, II, III.
d) IV, I, V, II, III.

Vamos lá. É indiscutível que o primeiro passo a ser tomado é executar o comando de ajuda e suporte do Windows, ou seja, o primeiro comando é o “IV”. Sendo assim, marcar a letra “A” está completamente fora de cogitação.

Bom, quando executamos “alguma coisa” sempre vamos ser direcionado para a tela inicial “daquela coisa”, certo?.. portanto, o próximo passo é o número “I” mesmo por que a dica é enorme e escancarada: “área Escolha uma tarefa da página inicial do Centro de Ajuda e Suporte...........”. Viu? É a única opção que fala da página inicial.

Com essa informação, não é preciso analisar o resto da questão, já encontramos a resposta.

Resposta correta: Letra D.

0 comentários: