quarta-feira, 8 de agosto de 2007

- Processador Intel Pentium extreme edition com tecnlogia hyper-threading 955 (L2 de 2x2 MB, 3.4 GHZ, 1.066 MHz);

- memoria: 1GB de memoria, 533 MHz;

- dico rigido de boot: disco rigido de 500 GB (7200 rpm) SATA 3.0 Gbps;

- formatação do sistema de arquivos NTFS file system;

- placa de video: 512 MB, com capacidade de utilizar dois monitores DVI ou dois monitores VGA ou DVI + VGA;

- placa de rede: 10/100/1000 gigabit ethernet PCI express;

- teclado com leitora de smart card. USB.

Com relação à especificação do computador PC apresentada anteriormente, julgue os seguintes itens.

01) (UnB/Anatel/2006) O referido computador é capaz de realizar simultaneamente até 3,4 bilhões de processos e acessar a memória RAM com velocidade superior a 1Gbps.

Errado. Ne verdade, quando se fala que um processador é 3.4 Ghz, o que se quer dizer é que esse processador é capaz de realizar 3 bilhões e 400 milhões de ocilações por segundo, além do mais, não há informações na questão que garanta que o processador acesse a memória com velocidade superior a 1Gbps.

02) (UnB/Anatel/2006) A tecnologia associada a Smart Card mencionada acima permite que se realize o logon no referido computador utilizando-se um cartão de identificação em uma espécie de procedimento de autenticação.

Certo. Smart Card é um cartão que se assemelha bastante à um cartão de crédito e é utilizad,o dentre outras várias funções, para identificação pessoal, ou seja, se um usuário possui um micro com leitor de smart card, este cartão poderá ser usado para fazer logon no computador, garantindo mais segurança na utilização.











________________________

Com relação a dispositivos de entrada e (ou) de saída de computadores do tipo PC, julgue os próximos itens.

03) (UnB/Analista Adm./Ancine/2006) Os teclados do tipo DVORAK, também chamados de teclado PS2, são embasados na configuração das antigas máquinas de escrever mecânicas e, apesar de muito utilizados no Brasil, não implementam o padrão ABNT, que é adaptado às características do padrão brasileiro.

Errado. Na verdade a questão misturou conceitos que não podem ser confundidos.
1º - O teclado Dvorak é um tipo de teclado desenvolvido por dois Designers como uma solução alternativa para os teclados Qwerty (tipo de teclado que usamos atualmente). Segundo eles, uma pessoa que digita um texto em um teclado Dvorak, digita 20 vezes menos do que uma que digita o mesmo texto em um teclado Qwerty. Esse teclado possui um layout bem diferente e para ser implantado exigiria um novo aprendizado de datilografia, pois as suas teclas tem posições diferentes das mesmas teclas em um teclado Qwerty, e foi por este motivo que tanto fabricantes quanto usuário ficaram resistentes à ele, e consequentemente, ele não se tornou um tipo de teclado padrão.




2º - PS2, é uma interface de conexão de teclados e mouses desenvolvida pela IBM. Existem outras interfaces. AT e USB são exemplos de interface de conexão de teclados. Questão totalmente errada. Mistura de conceitos!!!

Interface Ps2 (cima), Interface AT (baixo)

________________________

04) (UnB/Analista Adm./Ancine/206) Uma vantagem das impressoras do tipo jato de tnta sobre as impressoras laser é que as primeiras permitem a impressão em cores.

Errado. Nessa questão, a entidade afirma que as impressoras à jato de tinta fazem impressão em cores e que as impressoras à laser não fazem. Na verdade, existem sim impressoras à laser e que fazem impressão em cores.

OOOOOOPPPPAAAAA!!!!!!

Olá amigos!

finalmente resolvi o que vai ser da vida deste blog. Resolvi que vou mesmo comentar questões de várias provas de concursos. Todo dia eu entrarei (ou pelo menos tentarei) e comentarei várias questões dos mais diversos concursos.

Pretendo com isso, ajudar os meus alunos e também os que não são meus alunos a entenderem melhor esse assunto que ainda é meio obscuro para muita gente!

Um abraço!