quinta-feira, 9 de agosto de 2007

Boas questões de Internet

01) (UnB/Anal. Finan./PR. Previdência/2002) Acerca da internet, julgue os itens a seguir.

1 - Considere a seguinte situação hipotética: Juliano entrou em contato com uma empresa provedora de internet para se informar acerca dos custos que teria para acessar a internet. Um empregado da empresa informou que, caso o acesso fosse feito através de uma linha discada, além de uma taxa mensal a ser paga a empresa provedora do acesso e dos custos com uso da linha telefônica, Juliano deveria, assim como todos os internautas, pagar uma taxa à WWW, empresa de escopo internacional que controla a internet. Nessa situação, os custos informados pelo empregado estão condizentes com o que é habitualmente cobrado aos internautas, sendo que o da taxa a ser paga a WWW depende do país a partir do qual o acesso é realizado.

Errada. WWW (World Wide Web) é um recurso da Internet e não uma empresa que controla a Internet. Algumas entidades definem a WWW como sendo “o conjunto de instalações multimídia da Internet”. Não há uma empresa que controle a Internet, e muito menos uma empresa ou país que seja dono da internet. A Internet não tem dono!

2 – Considere a seguinte situação hipotética: Pedro desejando obter informações na Internet acerca de um determinado assunto, tentou acessar, por meio de uma rede dial-up, um site de busca com a ajuda de um navegador de Internet. Porém, toda vez que tentava acessar o site de busca, Pedro obtinha a mensagem de que o acesso ao site desejado era impossível..Nessa situação, o acesso não foi efetivado pelo fato de que, entre outros possíveis problemas, o acesso a sites de busca utilizando-se navegadores de Internet não pode ser realizado por meio de redes dial-up.

Errada. Qualquer site pode ser acessado por um usuário que utiliza uma conexão discada. A diferença entre uma conexão discada e uma conexão em banda larga é a velocidade de navegação. Um dos causadores do problema de Pedro, pode ter sido a digitação incorreta da URL ou também uma indisponibilidade momentânea do servidor onde o site está hospedado.

3 – No acesso à Internet por meio de uma rede ADSL obtém-se maiores taxas de transmissão em bps (bits por segundo) que em redes dial-up, dadas as mesmas condições de rede e de hardware.

Certa. ADSL é uma forma de conexão de altíssima velocidade. Na informática, a velocidade é medida bits por segundo (bps). Se você tem uma conexão de alta velocidade, com certeza essa conexão terá uma taxa de transmissão em bits por segundo muito maior do que a que se obtém utilizando uma conexão discada (dial-up)

4 – Uma forma de evitar que vírus de computador sejam introduzidos em um microcomputador, ao realizar operações de download de informações a partir de páginas de internet é desativar o protocolo TCP/IP, passando-se a acessar a Internet apenas por meio do protocolo FTP.

Errado. O protocolo de download de informações na Internet é o http, pois é através dele que conseguimos visualizar as páginas da Web. O protocolo FTP não é um protocolo de download de informações e sim um protocolo para transferência de arquivos.
A alternativa mais eficiente para evitar (ou pelo menos tentar) que um vírus infecte um computador é a instalação de um software antivírus e a sua constante atualização.