segunda-feira, 13 de agosto de 2007

Questões de Internet (Entidades diversas)

01) (Insp. Prefeitura-SP/98) A velocidade de transmissão via modem é medida em
a) bits por segundo
b) hertz ou megahertz
c) bytes por minuto
d) bytes por segundo
e) bits por minuto

Resposta: letra A. A velocidade é medida em bits por segundo. Como sabemos, o bit é a menor unidade de medida que temos, portanto a velocidade é medida em bits e suas variações por segundo. Ex: 56 Kbps (kilobits por segundo).


_____________________
02) (TTN/97) A forma mais comum para se ter acesso à Internet é através do cadastramento em
a) uma home page
b) um site público
c) um provedor de acesso.
d) um canal irc.
e) um canal chat.

a) incorreta. Home page é somente a primeira página de um site.
b) incorreta. Não tem nem o que discutir.
c) Correta. Em uma conexão discada (dial up) e em algumas outras formas de conexão, é necessário que o usuário seja cadastrado em algum provedor de acesso para conseguir se conectar á Internet.
d) incorreta. IRC é um tipo de “bate-papo” na Internet. Foi o precursor do ICQ e do msn. Canais eram “salas” onde os usuários entravam para encontrar pessoas com alguma coisa em comum.
e) incorreta. O mesmo conceito anterior.
______________________

03) (ESAF/TFC/2000) A opção menos indicada comercialmente à maioria dos usuários para a conexão a um provedor de acesso da Internet é
a) ADSL.
b) Linha telefônica.
c) LPCD.
d) Satélite.
e) Cable Modem.

a) incorreta. ADSL é uma das opções mais indicadas comercialmente pelo fato de através de uma única linha telefônica poder trafegar dados e voz, além disso, o preço do serviço é bem acessível.
b) incorreta. Se esta alternativa tivesse sido dada como a correta, haveria muito conflito, pois, a conexão ADSL também utiliza a linha telefônica. O candidato poderia associar com dial up e marcar a alternativa incorreta.
c) incorreta. Linha pravativa de comutação de dados. É uma linha telefônica conectada fim-a-fim. É usada somente para trafegar dados, não sendo possível trafegar voz (falar ao telefone). Tem como principal desvantagem seu alto custo, e a necessidade de uma outra linha telefônica para trafegar voz, porém, quando se usa LPCD, não é necessário se conectar à um provedor, a linha já está permanentemente conectada.
d) Correta. O sinal de satélite pode chegar a qualquer lugar do planeta mas tem como principal desvantagem, seu altíssimo custo, sendo assim a opção menos indicada comercialmente.
e) incorreta. O Cable modem não é uma forma de se conectar à um provedor, é na verdade, um aparelho usado para realizar uma conexão à cabo.