segunda-feira, 20 de agosto de 2007

Nos computadores atuais, os dispositivos de armazenamento são de primordial importância e têm evoluído rapidamente, de forma a se tornarem cada vez mais eficientes. Com relação a dispositivos de armazenamento, julgue os itens seguintes.

01) (UnB/Escrivão/PC/RR/2003) O disco rígido é um dispositivo para armazenamento de dados e programas que realiza a gravação por meio de processos ópticos.

Errado. Realmente o disco rígido é um dispositivo para armazenamento de dados mas ele usa um processo de gravação magnético e não óptico.


02) (UnB/Escrivão/PC/RR/2003) O disco flexível de 3½” é um dispositivo de armazenamento de dados que utiliza gravação magnética, capaz de armazenar uma quantidade de bytes superior a 700 mil.

Certo. Para resolver esta questão, o candidato deveria primeiro conhecer a capacidade de um disco flexível, que é de 1.44 MB e depois fazer a conversão. Bem, ele deveria passar primeiro para Kbytes e para fazer isso ele deveria multiplicar 1.44 X 1024. Com isso, chegaria à 1474.56 Kbytes. Ainda não chegamos lá, pois a questão afirma sobre o tamanho em Bytes e Não em Kbytes e para chegar à essa última unidade, devemos multiplicar o valor encontrado, novamente por 1024 e finalmente obteremos o valor 1509949,44 que é muito maior do que 700 mil.
______________


Com relação a conceitos de hardware e de software, julgue os seguintes itens.

01) (UnB/Consultor Jud./SETEPS/PA/2004) Considere a seguinte situação hipotética. Um usuário observou que determinado computador com 32 MB de memória RAM leva mais tempo que outros computadores para executar alguns aplicativos. Verificou também que o computador acessa o disco rígido com mais freqüência que os outros.
Nessa situação, é possível que a instalação de uma quantidade maior de memória RAM melhore o desempenho desse computador.

Certo. Como o computador do usuário conta com pouca memória RAM, o sistema operacional se vê obrigado a usar a memória virtual, que é o ato de o processador utilizar uma parte do disco rígido para gravar seus dados quando a RAM esgota sua capacidade. Como a gravação no disco rígido é bem lenta em relação à mesma operação na memória RAM, uma perde de desempenho ocorrerá nesse caso. O aumento de memória RAM, diminuirá a necessidade de uso da memória virtual e com isso, aumentará o desempenho do processamento.


02) (UnB/Consultor Jud./SETEPS/PA/2004) A mídia DVD permite o armazenamento de uma quantidade de informação superior àquela que é possível armazenar em Winchester de última geração.

Errado. Novamente a UnB cobra conhecimento sobre capacidade de dispositivos de memória secundária. O tamanho padrão de uma mídia de DVD é de 4.7 GB enquanto que o tamanho médio de um HD de última geração é de 300 GB.

01) (UnB/Téc. Agente/MT/2004) Com relação a hardware e software de computadores pessoais, julgue os itens a seguir.
I) Muitas vezes, o acesso à Internet é realizado com auxílio de uma linha telefônica. Para que o computador possa efetivar o acesso por meio da linha telefônica, é necessário o uso de um dispositivo denominado modem, o qual permite que o computador transmita e receba dados por meio da linha telefônica.

Certo. No caso de o usuário optar por usar o acesso dial up (discado) ele precisará, além da linha telefônica, de uma placa de fax modem que fará a modulação e a demodulação do sinal. É como eu sempre digo em sala de aula: a linha telefônica não entende o que o computador fala e vice-versa, nessa caso vem o modem para traduzir o que a linha fala pro micro e vice-versa.

II) As placas de rede modernas são todas do tipo on board, construídas na própria placa-mãe do computador. Para o controle desse tipo de placa, é necessária a prévia instala ção do UNIX, que auxilia o sistema operacional Windows a controlar a placa de rede.

Errado. Afirmativa completamente falsa. Primeiro por que as placas de rede mais modernas não são todas on-board, até pelo contrário, a maioria delas são off-board e mesmo assim não são todas. Quanto ao UNIX, trata-se de um sistema operacional poderosérrimo. O usuário pode usar um sistema operacional de cada vez em seu computador, pode até ter mais de um instalado (o que chamamos de dual boot) mas não pode usar os dois ao mesmo tempo, ou seja, um não interfere no trabalho do outro e sendo assim, não é necessário a instalação do UNIX para controlar a placa de rede.


III) Para a realização de backup, existem vários procedimentos que vão desde a aquisição de equipamentos e computadores específicos até procedimentos mais simples como, por exemplo, a gravação de dados em CD-ROM. Uma vantagem dos CD-ROMs é que todas as variedades dessa mídia permitem um número ilimitado de operações de leitura e escrita, possibilitando que qualquer tipo de CD-ROM seja utilizado inúmeras vezes para operações de backup.

Errado. CD-Rom é um tipo de mídia que só permite leitura. Temos o CD-R que permite leitura e gravação e quando falamos em regravação, só podemos contar com o CD-RW.



______________________


02) (UnB/Téc./SEFAZ-AL/2002) Com referência a hardware, a programas utilizados em computadores pessoais e a conceitos relacionados à informática, julgue os itens seguintes.

I) Um computador que utiliza o processador Pentium III de 750 MHz tem uma capacidade de memória necessariamente maior que um computador que utiliza um processador Pentium III de 600 MHz.

Errado. Na configuração acima citada, não foi informada a capacidade de memória dos computadores. O que foi comparado foi o clock (velocidade) dos processadores. Não é por que um processador tem um Clock maior, que ele tenha obrigatoriamente que ter uma maior quantidade de memória. Vamos tomar cuidado com as generalizações!


II) Discos zip (zip disks) têm uma maior capacidade de armazenamento de dados que os disquetes de 3½”.

Certo. Enquanto um disquete tem uma capacidade de 1.44, um disco zip tem capacidade entre 100 e 700 MB.


III) O envio de mensagem de correio eletrônico sem o uso de ferramentas de criptografia pode não ser perfeitamente seguro do ponto de vista de privacidade, pois existe a possibilidade de que pessoas que não sejam as destinatárias leiam a mensagem.

Certo. A criptografia impede que uma mensagem que está trafegando pela rede seja interpretada por uma pessoa que não seja a destinatária da mesma. É hoje, a forma mais segura de se trafegar dados pela rede.

IV) A principal função do programa Internet Explorer é permitir a criação de bancos de dados que podem ser disponibilizados na Internet por um usuário não-especializado. A grande vantagem desse programa é permitir a criação de bancos de dados muito maiores que os bancos de dados que podem ser criados pelo programa Access.

Errado. O Internet Explorer pertence à uma classe de software denominada Browser. O Browser pode também ser chamado de navegador ou paginador. A finalidade deste software é visualizar as páginas da web e permitir a interação do usuário com as mesmas. Nada de banco de dados!


V) O scanner é um equipamento essencial para a conexão entre os computadores em uma rede local.

Errado. O Scanner é um aparelho digitalizador, ou seja, transforma um documento impresso em documento digital. O que serve para conectar dois computadores em rede é o HUB desde que a arquitetura da rede necessite.