quinta-feira, 16 de agosto de 2007

Questões de Hardware

01) Podemos afirmar que:
a) um caractere corresponde a um Bit.
b) um bit é composto por 8 Bytes.
c) um bit é a menor fatia de uma informação.
d) um BIT é representado por (0 ou 1), dependendo do código ASCII ou EBCDIC.
e) um caractere corresponde a 8 Bytes.

Resposta: Letra C. Um bit é a menor fatia da informação. Não existe unidade menor para medir tamanho de arquivo. O bit possui variações como o Byte (8 bits) Kbyte (1024 Bytes), MByte (1024 Kbytes) e assim por diante. Todas as alternativas tentam confundir o usuário quanto ao conceito de bit e Byte. É muito importante saber que em um Byte contém 8 bits e não o contrário.

A alternativa “D” pode fazer algum sentido se o usuário não tiver atenção à uma “sutileza”: ela diz que um BIT é representando por 0 ou 1, dependendo do código ASCII ou EBCDIC. O nosso padrão é o ASCII, mas tanto o ASCII quanto o EBCDIC, utilizam um Byte binário (conjunto de 8 bits, sendo que cada bit só pode ser 0 ou 1) para representar cada caractere, e a alternativa diz “...... dependendo do código...” e isso à torna falsa.

______________



02) O termo Byte significa:
a) troca de informações entre a CPU e a memória principal.
b) troca de informações entre a CPU e memória secundária.
c) Termo ASCII para representar um caractere.
d) Conjunto de 8 Bits.
e) Memória localizada dentro da CPU também conhecido como (L1).

Resposta: Letra D. Um Byte é um conjunto de 8 bits. Lembro que cada bit é representado por 0 ou 1, e cada byte representa um caractere.

Atenção especial para a alternativa e). A questão se refere à memória CACHE.

________________
03) Quantos Bytes há em um MByte de memória RAM?
a) 1.000.000
b) 1.024.000
c) 1.024.048
d) 1.048256
e) 1.048.576

Resposta: Letra E. Basta pegar 1 e multiplicar por 1024 e depois por 1024 novamente. Questão sem mistério nenhum.
_________________

04) O dispositivo do computador que busca informações na memória principal, executa tais instruções, busca as próximas instruções e também as processa e, assim sucessivamente, milhões de vezes por segundo é:
a) CPU
b) Hardware
c) Software
d) periféricos de entrada e de saída de dados.

Resposta: Letra A. CPU é a unidade central de processamento ou simplesmente, processador. O processador é um item de hardware, mas a letra B não se torna certa por isso.

_____________________

05) Os principais elementos que compõem uma Unidade Central de Processamento são:
a) Unidade de controle e unidade lógica e aritmética.
b) Unidade de saída e mouse.
c) Teclado e unidade de saída.
d) Unidade de Controle e teclado.
e) Unidade Aritmética e unidade lógica.
Resposta: Letra A. O processador de divide em duas partes. A ULA (unidade lógica e aritmética) e a UC (unidade de controle). Todas as outras alternativas não fazem sentido algum.

RESPOSTA À PALOMA

oi Pablo, aki é a Paloma sou aluna do preparatório do Banco do Brasil do Barreiro. A primeira questão me deixou em duvida porque Kbps pode não pode ser kilobits ou kilobytes? vc pode me explicar melhor isso....

Resposta: Olá Paloma, primeiramente gostaria de agradecer pelos elogios, muito obrigado mesmo! Bom Paloma, a velocidade de transmissão de um modem se dá em Kbps. Lembrando que o "b" é minúsculo, e por isso estamos falando em bits. Significa que o modem transfere x bites por segundo. Bom, da mesma forma do Byte, 1 Kb é igual a 1024 bits. A velocidade real do modem é de 57344 bits por segundo. Se vc dividir isso por 1024, voce terá 56 Kbps. Voce fala 1000 gramas ou 1 Kg??? pois é, é a mesma coisa, entendeu???

Quando puder, informe seu e-mail também!

Pablo Leonardo