terça-feira, 11 de setembro de 2007

+++++++ Windows


(UnB/Anal. em C&T Jr./MCT/2004) A figura acima mostra parte da área de trabalho do Windows XP. Com relação a essa figura e ao Windows XP, julgue os itens subseqüentes.

01) Para se abrir a pasta Meus documentos, é suficiente clicar o botão e, na lista de opções que é exibida em conseqüência dessa ação, clicar “Meus documentos”.

Certa. A pasta Meus documentos pode ser acessada através da área de trabalho ou de menu iniciar.

02) Para se esvaziar a lixeira do Windows XP, é suficiente clicar, com o botão direito do mouse, o ícone .

Errada. Clicando como botão direito sobre qualquer objeto do Windows, surgirá um menu de atalho. No caso da lixeira não será diferente, ao clicar com o botão direito sobre ela, surgirá o menu de atalho e é neste menu que constará a opção de esvaziar a lixeira.

_____________________________




(UnB/Téc. Bancário/BANESE/2004) A figura acima mostra uma janela do Windows Explorer, executada em um computador cujo sistema operacional é o Windows XP. Com relação a essa figura, ao Windows XP e a hardware de computadores pessoais, julgue os itens seguintes.

01) A janela mostrada na figura não está maximizada. Para fazê-lo, é suficiente clicar o botão

Certa. A janela acima encontra-se restaurada e por isso o ícone que está sendo exibido no meio é o de maximizar. Se a janela estivesse maximizada, o ícone do meio seria o de restaurar .

02) Para se ter acesso à janela Propriedades de data e hora, que permite alterar a hora indicada na barra de tarefas do Windows XP, é suficiente pressionar, simultaneamente, as teclas Ctrl Alt e Delete

Errada. A combinação citada acima abrirá o gerenciador de tarefas do windows. Para alterar a data e a hora mostrada no relógio da barra de tarefas, basta clicar duas vezes sobre o relógio e aí sim, surgirá uma janela para o usuário fazer as devidas alterações. Outra forma de fazer isso é entrar no Painel de Controle e acessar a opção “Data e Hora”.

03) A seguinte seqüência de ações permite a alteração do nome da pasta “Documento word”: clicar essa pasta com o botão direito do mouse; na lista de opções que surge em decorrência dessa ação, clicar Renomear; digitar o novo nome para se a pasta; teclar Enter .
Certa. Para renomear uma pasta/arquivo podemos fazer da forma citada acima mas também podemos clicar sobre a pasta/arquivo e pressionar a tecla “F2” e/ou também clicar sobre a pasta/arquivo, clicar no menu “Arquivo” e escolher a opção “Renomear”.

04) Para se criar um atalho na área de trabalho para a pasta Documento word, é suficiente clicar essa pasta e, em seguida, clicar o botão .
Errada. Para se criar um atalho na área de trabalho basta clicar com o botão secundário do mouse sobre o objeto e escolher "enviar para/área de trabalho (criar atalho)". O botão acima faz com que o usuário acesse a "pasta pai" da pasta que ele está visitando no momento.

05) O ícone permite o acesso a uma unidade de CD-ROM. Essa unidade possibilita a leitura de discos CD-ROM. Uma desvantagem dessa unidade é que ela não permite a gravação, no CD-ROM, de arquivos armazenados no disco rígido. O tipo de CD utilizado por essa unidade é capaz de armazenar uma quantidade máxima de bytes apenas igual à que poderia ser armazenada por disquetes de 3½”.

“Errada de mais da conta sô”! A unidade de CD-RW realmente não permite a gravação de dados em CD-ROM, mesmo por que CD-ROM é uma mídia somente de leitura. Outra coisa, um disquete de 3½” permite gravar 1.44MB de dados, enquanto o CD-ROM, tem capacidade de 700 MB.