quinta-feira, 20 de setembro de 2007

PROVA BBIII TOTALMENTE COMENTADA!!!!




Considerando a figura acima, que ilustra uma janela do Word 2003, contendo um documento, cujo texto está em processo de edição, julgue os itens que se seguem.
33) Para se alterar o estilo de fonte da palavra “online” de normal para itálico, é suficiente aplicar um clique duplo sobre a referida palavra.

Errada. Dar um clique duplo sobre a palavra fará com que a palavra seja selecionada. Depois de selecionar a palavra o usuário ainda deveria clicar em

34) Considere que seja necessário excluir do texto em edição o trecho “(com adaptações)”. Nesse caso, é suficiente realizar o seguinte procedimento: selecionar o trecho mencionado;
teclar “Delete”.

Certo. Selecionando um texto ou trecho de texto e pressionando a tecla “delete”, o referido texto será deletado. O mesmo efeito é alcançado selecionando o texto e pressionando a tecla “Back Space”



35) Considere que, após a realização de determinado procedimento, a mensagem ilustrada a seguir tenha sido visualizada.

Nessa situação, é correto afirmar que o referido procedimento pode ter sido conectar, no computador, dispositivo denominado pen drive.

Certo. O aviso exibido pelo windows deixa bem claro que trata-se de um dispositivo USB. Como o pen drive é um dispositivo USB, a questão é verdadeira. Veja bem, a questão não afirma que é um pen drive e sim que PODE ter sido um pen drive.


36) Ao se clicar o menu “Editar” , é exibida uma lista de opções, entre as quais a opção Parágrafo, que permite definir o espaçamento entre as linhas de um parágrafo selecionado, e
permite, ainda, definir o espaçamento entre dois parágrafos diferentes.

Errada. A referida formatação pode ser aplicada através do menu “Formatar/Parágrafo” e não no menu “Editar”.

37) Considere que, após a realização de determinado procedimento, a janela do Word mostrada tenha sido alterada de tal modo que passou a apresentar os campos ilustrados na figura a seguir.



Nessa situação, é possível que o referido procedimento tenha sido acionar o botão . Por meio das funcionalidades disponibilizadas após a realização desse procedimento, é possível enviar o texto contido no documento Word mostrado como corpo de uma mensagem de e-mail.

Certa. Acionando-se o botão surgirá um cabeçalho para que o usuário preencha e o e-mail possa ser enviado. O texto que está em edição no Word, será o corpo da mensagem que será enviada.


38) Considere que, após a realização de determinado procedimento, a janela do Word mostrada tenha sido modificada de tal modo que as funcionalidades ilustradas na figura a seguir tenham sido disponibilizadas.





Nessa situação, é correto afirmar que o referido procedimento permitiu que uma planilha eletrônica fosse inserida no documento em elaboração e que, caso seja digitado =(A1*60*24) e, em seguida, seja pressionada a tecla “ENTER” , será mostrada, na célula B1, a quantidade de
internautas que a China ganha a cada dia.

Certa. É perfeitamente possível, através do menu “Inserir/Objetos”, inserir uma planilha do Excel em um documento do Word. É como se esse processo trouxesse o Excel para dentro do Word pois, quando esta ação é realizada, a planilha funciona no Word, da mesma forma que funciona no Excel, inclusive com as mesmas fórmulas e funções. O resto é a pura matemática.


Considere a seguinte propaganda.
A tecnologia VoIP (Voz sobre IP) permite a transmissão de voz entre computadores e entre estes e telefones fixos e celulares no Brasil e no exterior. As conversações realizadas utilizando-se o software que disponibiliza essa tecnologia são, na maioria dos casos, totalmente gratuitas e sem limite de tempo. As chamadas para telefones fixos ou celulares são feitas a preços bem menores que os de uma ligação telefônica convencional. Para isso, basta adquirir créditos. Conforme são utilizados, os créditos são deduzidos da conta do usuário. Quando os créditos terminam, é possível recarregá-los mediante nova compra.

Com relação a essa propaganda, julgue o item seguinte.

39) Diferentemente do que se afirma, a tecnologia VoIP não permite a transmissão de voz entre computador e telefone celular. Também, diferentemente do que se afirma na propaganda, essa tecnologia ainda não é disponibilizada para usuários residentes no Brasil, devido, entre outros, a problemas de segurança no acesso à Internet.

Errada. A tecnologia VOIP está presente no Brasil sim e um dos softwares mais populares que utilizam esta tecnologia é o Skype. As ligações feitas de Skype para Skype são gratuitas. Caso o usuário queira, ele pode fazer ligações para um telefone fixo ou até mesmo para um telefone celular, bastando apenas adquirir créditos. Estes créditos não são gratuitos, mas ainda assim o custo da ligação pode chegar a ser 70% menor do que a mesma ligação quando realizada de uma linha telefônica convencional.




Considerando que na janela do Internet Explorer 7 (IE7) ilustrada acima esteja sendo acessada uma página web do Banco do Brasil (BB), em uma sessão de uso do referido browser, julgue os itens seguintes.

40) A informação “Concluído” , presente no canto esquerdo inferior da janela do IE7 acima, indica que o filtro de phishing disponível no IE7 está ativado e que, após encerrar-se a verificação de existência desse tipo de vírus de computador na página web do BB mostrada, esse filtro não detectou presença de phishing na referida página web.

Errada. A informação presente no canto esquerdo inferior indica que o download da página está concluído, ou seja, já foram carregados todos os elementos da página.


41) Considere que, ao se clicar o hyperlink “Download da agenda 21 do BB”, presente na página web mostrada, seja executada a janela ilustrada a seguir.




Nessa situação, ao se clicar, nesta janela, o botão “Localizar”, será iniciado processo de busca por vírus de computador no arquivo de nome “Agenda21.pdf”.

Esse procedimento permite minimizar riscos de segurança no download de arquivos pela Internet.

Errada. Normalmente, ao invés do botão localizar, essa janela apresenta o botão “Abrir”. Nesse caso o botão abrir não foi apresentado por que o Windows não encontrou nenhum programa que pudesse abrir o arquivo. Por isso, foi apresentado o botão “Localizar” para que o usuário indique o software mais adequado para tal operação.

42) O botão permite que seja encerrada a sessão de uso do IE7 referida acima.

Errada. O botão mostrado acima é o famoso “atualizar” que também pode ser acessado pela tecla “F5”. Quando este botão é acionado, a página que está sendo mostrada no momento é carregada novamente.

43) A presença da tab de nome “ CESPE UnB” indica que, por meio da janela do IE7 acima, está-se acessando uma segunda página web, além da página do BB mencionada.

Certa. O internet Explorer mostra todas as páginas que estão abertas em apenas uma janela. É uma novidade do Internet Explorer 7 e faz com que a barra de tarefas (aquela que tem o botão iniciar) fique mais organizada. Para intercalar entre os sites abertos é só clicar na sua respectiva aba. No Internet 6 Explorer o processo seria o mesmo mas o usuário deveria clicar na aba que apareceria na barra de tarefas.


44) As informações contidas na janela do IE7 acima são suficientes para se concluir que os pop-ups que estiverem presentes na página web do BB mostrada estão autorizados
a serem executados na sessão de uso desse browser.

Certo. Afirmação correta. Pelo desenho, podemos notar que o botão está habilitado (ele apresenta uma cor diferenciada) e isso indica que a função relacionada (permitir pop-ups) está ativa.

Com relação a conceitos de Internet, julgue os próximos itens.
45) Considere que, ao acessar determinada página na Internet, um usuário tenha encontrado as informações a seguir, relativas a um produto disponibilizado por um provedor.

- 10 GB de espaço total
- acesso via POP
- acesso via SMTP

webmail com:
• antivírus
• anti-spam
• importação e exportação de endereços
• gerenciamento de pastas
• corretor ortográfico

Nessa situação, é correto afirmar que as informações encontradas pelo usuário podem referir-se a serviço relacionado a correio eletrônico.

Certa. Perfeitamente correta. A questão fala de espaço, fala de POP e SMTP que são protocolos exclusivos de recebimento e envio de e-mails, respectivamente. Anti-Spam também só pode ser relacionada à correio eletrônico, mesmo porquê, Spam é um tipo de e-mail que é recebido sem solicitação e nem autorização por parte do destinatário. Questão fácil.

Sem contar a expressão “webmail com:”. Aí pronto! Fechou com chaves de ouro.


46) Na lista apresentada a seguir, obtida no endereço http://baixaki.ig.com.br, é correto afirmar que se encontram, entre outros, aplicativos antivírus de computador; compactador/descompactador de arquivos; software para comunicação instantânea por meio da Internet; e aplicativo para localização de países, cidades e até ruas usando fotos de satélite de alta resolução.




Certa. Essa foi uma questão que na minha opinião foi bastante cruel. Simplesmente pelo fato de nem em cursos preparatórios, termos tempo para falar de todos os softwares de computador, nem os mais populares. Temos uma gama enorme de programas e isso seria impossível, mas, ainda assim, eu acho que daria para resolver a questão.

Tive conversando com o Prof. Maurício Barros, um amigo e colega de profissão muito respeitado nesse mercado de concursos, e ele me alertou para um fato: algumas pessoas marcaram a questão como falsa por causa da URL do site:
http://baixaki.ig.com.br

Na verdade, para se acessar um site, não é necessário que se coloque o WWW. O endereço deste site era “baixaki.com.br” porém, ele foi comprado pelo IG (Internet Group) e seu domínio mudou, passando a ser “baixaki.ig.com.br”, mas, ainda assim, digitando “baixaki.com.br”, o usuário será direcionada para o site.

Agora vamos procurar (na lista) os softwares que a questão citou:

- Aplicativos antivírus de computador: AVG Anti-vírus Free e o Avast! Home Edition.

- Compactador/descompactador de arquivos: WinRAr. Trata-se de um software muito popular para compactar e descompactar arquivos. Não chega a ser tão conhecido quanto o WinZip, mas já tem o seu lugar no mercado.

- software para comunicação instantânea por meio da Internet: MSN Messenger; Windows Live Messenger e Messenger Plus! Live. 3 softwares contidos na lista.

- Aplicativo para localização de países, cidades e até ruas usando fotos de satélite de alta resolução: Google Earth.

Ok?

47) Wi-Fi (wireless fidelity) refere-se a produtos que utilizam tecnologias para acesso sem fio à Internet, com velocidade que pode chegar a taxas superiores a 10 Mbps. A conexão é realizada por meio de pontos de acesso denominados hot spots. Atualmente, o usuário consegue conectar-se em diferentes lugares, como hotéis, aeroportos, restaurantes, entre outros. Para que seja acessado um hot spot, o computador utilizado deve possuir a tecnologia Wi-Fi específica.

Certa. Definição crua e nua de WI-FI, muito conhecida como simplesmente “Wireless” ou “Internet Sem fio”.