segunda-feira, 3 de setembro de 2007

WINDOWS



(UnB/Cont. Jr./Petrobras/2001) A figura acima ilustra a área de trabalho (desktop) de um determinado computador cujo sistema operacional é o Windows 98. Entre as ferramentas disponíveis no Windows 98, encontra-se o Active Desktop, que torna possível personalizar o desktop e integrá-lo à Web.
Com o Active Desktop, pode-se transformar elementos da Web em elementos da área de trabalho, como pode ser observado na figura acima, na qual duas janelas estão integradas ao desktop, realizando o acesso por meio da Internet a páginas dos sites http://www.petrobras.com.br e http://www.cespe.unb.br. Com base na figura acima, julgue os itens seguintes, acerca do Windows 98 e de suas diversas ferramentas.

01) Caso um usuário do computador cujo desktop está mostrado na figura queira compactar todos os arquivos armazenados no winchester, será suficiente que ele aplique um duplo clique no ícone .

Errado. O Winzip é um software que permite que arquivos que estejam no HD, ou em qualquer meio de armazenamento secundário, sejam compactados, ocupando assim um espaço menor em disco. Para compactar arquivos não basta apenas dar um duplo clique sobre o ícone do programa. A ação mencionada acima, fará com que o Winzip seja executado e aí sim, depois de realizar uma série de procedimentos, os arquivos serão compactados.

02) Versões atuais do Windows 98 permitem o compartilhamento de uma conexão à Internet com vários computadores em uma rede doméstica.

Certa. Não somente no Windows 98 como em todas as versões posteriores à ele, é possível o compartilhamento da conexão.

03) A partir do Active Desktop, pode-se adicionar conteúdo ativo à área de trabalho do computador, ou seja, pode-se adicionar conteúdo da Web que possui atualização periódica no site de origem e, simultaneamente, uma atualização automática na área de trabalho do computador.

Certa. O active desktop é um recurso que se coloque elementos ativos da Web em sua área de trabalho como se fosse um plano de fundo. Pode-se por exemplo, colocar este Blog como elemento da área de trabalho. O mais incrível é que ele se torna ativo, ou seja, os menus funcionam normalmente, como se estivéssemos navegando usando o Internet Explorer.


_____________________________






04) (UnB/Téc. Jud./TRE-TO /2006) Considerando a figura acima, que apresenta uma janela do Windows Explorer do Windows XP, assinale a opção que apresenta o procedimento correto para copiar o arquivo denominado teste do disco rígido para o disquete, utilizando o Windows Explorer.
a) Clicar a opção Copiar, do menu Editar, clicar e, em seguida, clicar o comando Recortar, do menu Editar.
b) Clicar a opção Recortar, do menu Editar, clicar e, em seguida, clicar a opção Copiar, do menu Editar.
c) Clicar o arquivo com o botão direito do mouse, selecionar a opção Copiar, clicar com o botão direito do mouse e clicar Recortar.
d) Clicar o arquivo com o botão direito do mouse, selecionar a opção Enviar para e clicar em .
e) Clicar a opção Enviar para, do menu Editar, clicar e, em seguida, clicar Colar, do menu Editar.

Resposta: Letra D. A questão fala do procedimento correto para copiar..... O procedimento correto para se copiar um arquivo é clicar sobre o arquivo, clicar em copiar (no menu de atalho ou no menu editar), clicar no local onde a cópia deverá ser feita e clicar em colar (no menu de atalho ou no menu editar). Pode-se também, clicar com o botão direito sobre o arquivo e no menu de atalho que surgirá, clicar na opção “enviar para”, escolhendo o Drive de disco Flexível.

_________________________





(UnB/Téc. Adm./ANVISA/2007) Considerando a figura acima, que ilustra uma janela do Windows Explorer em um computador cujo sistema operacional é o Windows XP, julgue os itens a seguir.
05) Para se excluir o arquivo “Memorando Nº 142007” da pasta em que se encontra e enviá-lo à lixeira do Windows, é suficiente clicar o ícone associado ao referido arquivo com o botão direito do mouse, em seguida, no menu que aparece em decorrência dessa ação, clicar a opção Excluir e, na janela que é executada, clicar Sim para confirmar o envio do arquivo para a lixeira.

Certa. Não tem nem o que comentar, é o procedimento normal de se enviar um arquivo para a lixeira.

06) Para renomear o arquivo “Memorando Nº 142007”, é suficiente clicar o menu “Ferramentas”, clicar a opção Renomear, digitar o nome desejado e confirmar a operação.

Errada. A opção “renomear” se encontra no menu “Arquivo” e não no “Ferramentas”. Outra forma de renomar um arquivo é através da tecla “F2”.

07) A pasta “MEMORANDOS” é uma subpasta de “CARTAS” .
Errada. As pastas “MEMORANDOS” e “CARTAS” estão no mesmo nível, ou seja, são subpastas de “ANVISA”

________________________________





(UnB/Téc. Adm./CESAN/2005)Considere que ao se clicar com o botão direito do mouse um local sem ícones ou botões da barra de tarefas do Windows XP, seja exibida a lista de opções mostrada acima. Com relação às funcionalidades oferecidas pelas opções dessa lista, julgue os itens subseqüentes.

08) Ao se clicar a opção Janelas em cascata, se houver diversas janelas abertas, elas serão organizadas uma sobre as outras, de forma que o conjunto de todas as janelas ocupe toda a área de trabalho.

Errada. Essa opção faz com que a janelas sejam mesmo exibidas em cascata mas não devem, OBRIGATORIAMENTE, ocupar toda a área de trabalho.

09) Ao se clicar a opção Propriedades, é aberta a janela Propriedades da Barra de tarefas e do menu Iniciar, que permite configurar diversas funcionalidades da barra de tarefas e do menu Iniciar.

Certa. Sempre que clicamos como botão direito em cima de um item e escolhemos a opção “Propriedades” serão exibidas as propriedades daquele item. No caso acima, abrirá a Janela “propriedades da barra de tarefas e menu iniciar”. Através desta opção, podemos alterar várias configurações da barra de tarefas e também do menu iniciar.
______________________


(UnB/Téc. Assist./CESAN/2005) Com relação ao Windows XP, julgue os itens subseqüentes.
10) Ao se clicar o botão e, na lista de opções que surge em decorrência dessa ação, se clicar Pesquisar, será aberta a janela Resultados da pesquisa, que permite, entre outras ações, pesquisar na Internet.

Certa. Veja a janela abaixo que surge quando acionamos a opção pesquisar no menu iniciar.



11) O desfragmentador de disco do Windows XP permite consolidar arquivos e pastas fragmentados existentes no disco rígido do computador de forma que cada item ocupe um espaço único e contíguo no volume.

Certa. O desframentador de discos não corrige erros no sistema operacional e nem no disco rígido. Ele apenas organiza os arquivos e pastas no disco rígido para que estes possam ser abertos mais rapidamente. O desfragmentador não troca a localização dos arquivos dentro do computador.