sábado, 15 de setembro de 2007

Alunos do Banco do Brasil, é chegada a hora!!!

É gente, agora é matar ou morrer, a prova do banco do Brasil já é amanhã não é mesmo?

Estou deixando esta postagem aqui por que queria que soubessem que estou torcendo muito para todos irem bem na prova e que a justiça seja mesmo feita. Cada um tem suas limitações, mas mesmo assim tive a oportunidade de ver todos se empenhando, lutando contr o sono, por muitas vezes na parte da noite, finais de semana, etc. Espero mesmo que este esforço seja reconhecido.

Vamos tranqüilos fazer essa prova com a sensação de que demos o nosso melhor e que agora é só fazer o que a gente sabe e "pronto". Espero que eu tenha ajudado pelo menos um pouco no entendimento desse assunto que para muitos é tão complexo, a informática.

No mais, gostaria de receber uma chuva de e-mail's falando como foi a prova, afinal, acho que estou mais ansioso do que vocês para saber como está essa "provinha".

É só não apavorar e tudo dará certo!

"Thiurma" concurso a gente faz pra passar e até passar!

Obrigado pela convivência, amizade e respeito!

Boa sorte amigos!

8 Questões de Hardware - Divirtam-se

01) (F. C. Chagas/Téc. Jud./TRE/SP/2006) Para que computadores pessoais (PC) possam funcionar, é necessário que eles estejam dotados de recursos tanto de hardware como de software. A esse respeito é correto afirmar que
a) a Unidade Central de Processamento é o hardware no qual o software de sistema operacional é processado.
b) o Hard Disk (HD) é um software que serve para armazenar os arquivos usados pelo computador.
c) o software é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos.
d) o Painel de Controle do Windows é um hardware utilizado para gerenciar todos os dispositivos do computador.
e) o modem é o software encarregado de fazer a comunicação entre o computador e a internet.

Comentário
a) Certa. O processador é dividido em duas partes: ULA e UC (unidade de controle). A ULA é responsável pela realização de todos os cálculos necessários para o processamento da informação. Todo o resto das atividades é comandada pela UC (unidade de controle), inclusive o processamento do sistema operacional.

b) Errada. HD é um hardware e não software. É um dispositivo de armazenamento secundário não volátil.

c) Errado. O software é a parte lógica do computador, ou seja, não tem componentes físicos.

d) Errado. O painel de controle é parte de um software e não Hardware.

e) Modem é hardware e não software.

Se o candidato soubesse o conceito de hardware e Software, teria resolvido esta questão mesmo que não soubesse nada sobre a UC.

-----------------------------

02) (CEAL/Eng. Elet.) O termo barramento refere-se aos contatos físicos que transportam sinais entre o processador e qualquer dispositivo periférico. Atualmente, existe um padrão de barramento de dados que permite a conexão de vários periféricos externos ao computador, através de uma única interface e um único protocolo, eliminando a necessidade de instalação e configuração de placas extras. Trata-se do barramento
a) PCI.
b) USB.
c) SCSI.
d) DDR.
e) ISA.

Comentário

Temos que prestar bastante atenção em todos os detalhes do enunciado da questão. O primeiro detalhe a ser considerado é que ele fala de “barramento externo”. Dos que foram listados acima, o único barramento externo é o USB, ou seja, só com essa informação a questão já teria sido resolvida.

Temos que nos ater a outro detalhe do enunciado: “...através de uma única interface e um único protocolo, eliminando a necessidade de instalação e configuração de placas extras..” O barramento USB permite que se ligue até 127 equipamentos em uma única porta. Estes equipamentos podem ser interligados em fila (uns ligados aos outros), ou através de um Hub USB (extensão USB).

Resposta: Letra B

-----------------------------

03) (CEAL/Eng. Elet.) Dispositivo de acesso seqüencial é
a) o disquete.
b) o zip drive.
c) a fita Magnética.
d) o CD-ROM.
e) o DVD-ROM.

Comentário

Antes de mais nada, precisamos entender o que é acesso seqüencial. Acesso seqüencial é quando, por exemplo, para o computador recuperar uma informação que está na posição “10”, é necessário que ele percorra as 9 primeiras. Esse tipo de acesso retarda e muito a velocidade do processamento, pois o tempo de recuperação do dado é diretamente proporcional à posição de memória que o mesmo ocupa.
Resumindo: para o processador recuperar um dado que está na última posição, ele levará muito mais tempo do que levaria para recuperar o mesmo dado estando ele nas primeiras posições.

O outro tipo de acesso é o randômico. Com ele, um dado é gravado e recuperado em qualquer posição de memória levando a mesma quantidade de tempo, não importando se o dado reside na primeira ou na última posição de memória.

Das alternativas acima, a única que apresenta um dispositivo de acesso seqüencial é a “Letra C”, fita magnética. Todas as outras alternativas apresentam dispositivos de armazenamento randômico.
Resposta: Letra C.
-----------------------------


04) (CEAL/Tec. Industrial) A principal diferença entre dois processadores, um deles equipado com memória cache e o outro não, consiste na
a) capacidade de armazenamento na memória RAM.
b) velocidade final de processamento.
c) velocidade de acesso à memória RAM.
d) velocidade de acesso ao disco rígido.
e) capacidade de solução de operações matemáticas.

Comentário

A memória Cache não aumenta a capacidade de armazenamento da memória RAM. Por ser um dos tipos de memória mais rápidas que existem, a memória Cache aumenta a velocidade final do processamento.

Mas como isso acontece?

A memória Cache é muito mais rápida do que a memória RAM. Sabemos que toda informação processada pelo processador é armazenada na memória RAM. Bom, os dados que são gravados e recuperados com mais freqüência pelo processador, além de serem armazenados na memória RAM, também serão armazenados na memória Cache, fazendo com que quando um dado tiver que ser recuperado, o processador faça primeiro a busca pelo mesmo na memória Cache, e como ela é muito rápida, se o dado procurado estiver nela, a recuperação do mesmo será muito mais rápida e isso influenciará e muito na velocidade final do processamento.

Resposta: Letra B

-----------------------------

05) (CEAL/Aux. Técnico) A unidade mais simples de armazenamento de informação em um computador é
a) o byte.
b) o bit.
c) o binário.
d) a ROM.
e) a RAM.

Comentário

A unidade de armazenamento menor e conseqüentemente mais simples que existe é o bit. Um conjunto de 8 bits formam 1 Byte.

ROM e RAM são tipos de memórias primárias.
Binário é um sistema de representação numérica.

Resposta: Letra B.
-----------------------------


06) (CEAL/Aux. Técnico) O equipamento que permite efetuar comunicação de dados por intermédio de uma linha telefônica é
a) a Placa Mãe.
b) a CPU.
c) a ROM.
d) o Modem.
e) a Winchester.

Comentário

Esta estava muito fácil! O enunciado se refere ao modem. O Modem é um dispositivo de entrada e de saída de dados pois leva os dados tanto do ambiente externo para dentro do computador quando do computador para o ambiente externo. Sua função é traduzir os pulsos elétricos digitais (existentes no computador) em variações elétricas analógicas (transmissão de dados na linha telefônica). A esses processos, damos o nome de modulação e demodulação do sinal, respectivamente. Em outras palavras, para a linha telefônica “entender” o que o computador fala e vice-versa, precisamos de um Modem.

Resposta: Letra D.
-----------------------------


07) (CEAL/Aux. Técnico) O periférico que apenas permite a saída de informações (unidade exclusivamente de saída) é
a) o scanner.
b) o disquete.
c) a plotter.
d) o teclado.
e) o mouse.

Comentário
a) errado. Scanner é dispositivo apenas de entrada de dados.
b) errado. Disquete é dispositivo de entrada e saída de dados.
c) Certo. Plotter é um tipo de impressora e impressoras são dispositivos exclusivamente de saída de dados, com exceção das multifuncionais que são tanto de entrada quanto de saída de dados.
d) errado. O teclado é um dispositivo exclusivamente de entrada de dados.
e) errado. O mouse é um dispositivo exclusivamente de entrada de dados.

Resposta: Letra C.

-----------------------------

08) (Governo do MA/ Fiscal Ambiental) É a placa mais importante de um computador. Nela estão localizados o processador, a memória e diversas interfaces. É conhecida por
a) storage.
b) motherboard.
c) slot.
d) driver.
e) Bios.

Comentário

Motherboard ou placa-mãe é a principal placa de um computador, daí este nome. Todas as outras placas estão ligadas à ela.

Questão bastante tranqüila pois, Bios e Driver são softwares e Slot são os “encaixes” disponíveis na placa-mãe para que o usuário possa instalar suas placas de expansão (vídeo, som, rede, modem....).

Resposta: Letra B