quinta-feira, 23 de agosto de 2007

Questões Polêmicas

Nada mais prático. Deitado na cama, sentado na sala de espera do aeroporto ou mesmo enquanto aguarda o almoço na mesa do restaurante, você, utilizando o seu notebook ou handheld, navega na Internet, baixa, lê e responde e- mails, conversa com pessoas que estão do outro lado do mundo via comunicação instantânea ou pelo software de comunicação Skype ou acessa a rede da empresa. E o melhor de tudo: livre dos fios. Motivado pela popularização dos hotspots e da banda larga e pela redução dos custos dos equipamentos, cada vez mais aumenta o número de pessoas que se rende aos atrativos dos dispositivos wireless e de sua tecnologia mais popular, o Wi-Fi, que tem como base o protocolo 802.11 e suas variações.
Internet: (com adaptações).

(UnB/Téc. Adm./CESAN/2005) Com relação às idéias do texto acima e considerando a janela do Internet Explorer 6 (IE6) ilustrada, julgue os itens subseqüentes.
1 - Para se conversar com pessoas que estão “do outro lado do mundo” por meio do software de comunicação Skype, nas condições estabelecidas no texto, é possível que o IE6 se encontre entre os diversos recursos de hardware e de software utilizados.

Certa. Esta foi uma questão bastante polêmica pois para se usar o Skype, não há necessidade de utilizar o Internet Explorer.

O Skype é um programa de conversação por voz, é como se fosse o MSN trabalhando com uma tecnologia diferente, o VOIP (voz sobre IP). As conversas feitas pelo SKYPE são criptografadas e dependendo da largura da banda dos interlocutores, a qualidade da voz pode ser até dez vezes melhor do que a que se obtém utilizando o telefone convencional. VOIP é uma tecnologia que ainda será amplamente utilizada daqui a 1 ou 2 anos (muito mais do que é hoje).

O fato é que esta questão se torna verdadeira pois ela disse “...... é possível que o IE6 se encontre....”. Existe um software chamado Skype Toolbar, e que quando instalado acrescenta uma barra de ferramentas do Skype ao Internet Explorer permitindo assim a sua utilização através do navegador. Resumindo, com a instalação desde software é possível sim utilizar o Skype pelo Internet Explorer.

Veja logo abaixo uma imagem da referida barra.




2) O acesso a recursos de um notebook que permitem estabelecer uma conversa com pessoas que estão “do outro lado do mundo” via comunicação instantânea, nas condições estabelecidas no texto, pode ser realizado ao se clicar o botão , na janela do IE6.

Certa. O referido botão aciona o Windows Messenger, programa de conversação em tempo real que já vem instalado no Windows XP e que permite que duas ou mais pessoas, independente da sua localização geográfica, possam conversar (por texto, voz ou vídeoconferência) e trocar arquivos a qualquer hora do dia e da noite.


3) Para que se possa utilizar um notebook para baixar, ler e responder e-mails nas condições mencionadas no texto, é necessário que o referido computador possua modem específico instalado que permitirá a sua conexão a uma infraestrutura de rede que disponibilizará recursos para o acesso à rede mundial de computadores ou a um provedor de Internet.

Certa. Outra questão bastante polêmica. Muitos candidatos marcaram como estando errada, exatamente por causa da palavra modem. Na verdade ele disse, o seguinte “...modem específico instalado que permitirá a sua conexão a uma infraestrutura de rede que disponibilizará recursos para o acesso à rede mundial de computadores...”

O usuário, neste caso, precisará de uma placa de rede wireless que fará com que seu notebook se conecte à estrutura de rede local e, como a rede local tem acesso à Internet, o notebook também estará conectado à Internet.