segunda-feira, 25 de fevereiro de 2008

PROVA SEPLAG 2008 - ANÁLISE

Acabei de resolver as questões de informática da Prova da SEPLAG 2008 e fiquei embasbacado com a falta de criatividade da FUMARC em elaborar as questões para esse processo seletivo. Na minha opinião, deveriam ter sido cobradas mais questões que abordassem o Windows, Excel, Internet, Outlook e também o PowerPoint no que diz respeito ao modo de utilização mas o que eu vi foram questões que cobravam do candidato por exemplo, onde se localizam as variáveis de ambiente do Windows.

A prova não estava fácil, difícil também não estava. Posso dizer que foi uma prova puxada que quem não estudou, com certeza não se deu muito bem.

Peço que leia os comentários das questões e poste um comentário caso haja alguma dúvida.

Um grande abraço!

SEPLAG - MG

51) Em relação à opção “Sistema” do Painel de Controle do sistema operacional Microsoft Windows XP, versão português, analise as afirmativas abaixo e escolha a opção correta:

I – Na guia “Avançado”, é possível configurar variáveis de ambiente.
II – Informações sobre o processador, a memória do computador e o sistema operacional são exibidos na guia “Geral”.
III – Na guia “Nome do Computador”, é possível alterar o nome do computador e o nome da empresa para a qual o sistema operacional está registrado.

a) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
b) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
c) Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
d) As afirmativas I, II e III são verdadeiras.

Resposta Letra A.

Comentário:

I – Correta.
II – Correta.
III – Errada. O nome do computador e o nome da empresa para a qual o sistema operacional está registrado define-se no momento da instalação do software.

________________________

52) Todas as operações abaixo podem ser realizadas através do Windows Explorer do sistema operacional Windows XP, versão português, EXCETO:
a) Criar um atalho.
b) Criar uma pasta.
c) Criar uma conta de usuário.
d) Criar um documento de texto.

Resposta Letra C.

Comentário: No Windows Explorer podemos criar pastas, atalhos e também documentos de texto mas contas de usuário devem ser criadas através do PAINEL DE CONTROLE opção CONTAS.
________________________________


53) Em relação ao Microsoft Excel, versão português, analise os resultados de cada comando mencionado nas afirmativas abaixo e assinale a opção CORRETA:
I – A opção de menu “Inserir” - “Linhas” insere uma linha acima da célula selecionada.
II – A opção de menu “Inserir” - “Colunas” insere uma coluna à esquerda da célula selecionada.
III – Se estiverem selecionadas as células A1, B1 e C1, a opção de menu “Inserir” - “Colunas” insere 3 colunas à esquerda da célula A1.

a) As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
b) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
c) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
d) Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.
Resposta: Letra A.

Comentário: As alternativas I e II estão tranqüilas pois, quando se pede para inserir uma coluna no excel, esta será inserida à esquerda da coluna onde se encontra a borda ativa. Quando se pede para inserir uma linha no Excel, esta será inserida acima da linha onde se encontra a borda ativa. O número de colunas que serão inseridas é igual ao número de colunas selecionadas. Supondo que as colunas A, B, C, D e E estão selecionadas, ao solicitar que seja inserida uma nova coluna, 5 novas colunas serão inseridas.
_______________

54) Em relação à edição de fórmulas no Microsoft Excel, versão português, todas as
afirmativas estão corretas, EXCETO:
a) A fórmula “=SOMA(A1:A10)” retorna a soma dos valores que estão no intervalo entre as células A1 e A10.
b) A fórmula “=MÉDIA(A1:A10)” retorna a média dos valores que estão no intervalo entre as células A1 e A10.
c) A fórmula “=MULT(A1:A10)” retorna o resultado da multiplicação entre todos os
valores que estão no intervalo entre as células A1 e A10.
d) A fórmula “=SUB(A1:A10)” retorna o resultado da subtração entre todos os
valores que estão no intervalo entre as células A1 e A10.

Resposta: Letra D.

Comentário: Não existe a função “SUB”. Todas as alternativas apresentam sintaxes corretas de funções do Excel exceto a letra D que citou a função “SUB”.

A função SOMA irá somar os valores da célula A1, A2, A3.....A10;

A função MÉDIA irá somar os valores das células A1, A2, A3.....A10 e depois dividirá pelo número de células somadas (10 células);

A função MULT irá multiplicar as células A1, A2, A3.....A10.
__________________
55) Em relação ao Microsoft Outlook Express, versão português, todas as afirmativas
estão corretas, EXCETO:
a) A pasta “Caixa de entrada” armazena as mensagens recebidas e não pode ser
excluída.
b) É possível configurar o Microsoft Outlook Express para esvaziar a pasta “Itens
Excluídos” ao sair do programa.
c) A pasta “Itens enviados” armazena as mensagens enviadas e pode ser
renomeada caso o usuário prefira um nome mais significativo.
d) O botão “Enviar e Receber todas” da barra de ferramentas envia as
mensagens que estão na “Caixa de saída” e recebe novas mensagens dentro
da “Caixa de Entrada”.

Resposta: Letra C.

Comentário. Novas pastas podem ser criadas, excluídas ou renomeadas mas NENHUMA das pastas locais do Outlook Express (Caixa de Entrada, Caixa de saída, Itens Enviados, Itens Excluídos e Rascunho) podem ser excluídas e nem renomeadas.
___________________

56) Em relação ao Microsoft Word 2003, versão português, analise as tarefas
realizadas por cada tecla de atalho abaixo e assinale a opção correta:
I – Ctrl+R refaz a última ação.
II – Ctrl+L abre janela para localização de texto.
III – Ctrl+S salva um documento.
a) As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
b) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
c) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
d) Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.


Resposta: Letra B.

Comentário: Nas nossas aulas nós cansamos de estudar e de dizer que “CTRL + S” na versão do Word em Português sublinha a palavra selecionada. O atalho para salvar um documento é o “CTRL + B”. “B” de “Bombeiro” e o Bombeiro......SALVA!
_____________________


57) São opções da barras de ferramentas “Tabelas e Bordas” do Microsoft Word 2003, versão português, EXCETO:
a) Borracha.
b) AutoSoma.
c) Mesclar tabela.
d) Cor do sombreamento.

Resposta: Letra C.

Comentário. O botão que temos na barra de ferramentas é o “Mesclar Células” e não “MESCLAR TABELAS”. Lembrando que mesclar é o ato de juntar em uma única célula, o conteúdo de duas ou mais células.

________________________

58) São opções do Microsoft Power Point 2003, versão português, para a criação de
uma nova apresentação, EXCETO:
a) Com base no modelo de design.
b) Com base no Assistente de Layout.
c) Com base em apresentação existente.
d) Com base no Assistente de AutoConteúdo.

Resposta: Letra B.

Comentário. Não há assistente de layout para criação de nova apresentação.
__________________


59) Em relação ao Microsoft Power Point 2003, versão português, analise as afirmativas abaixo e assinale a opção CORRETA:

I – A tecla de atalho Ctrl+F1 exibe o conteúdo do help.
II – A opção de menu “Inserir” - “Slides da estrutura de tópicos...” permite inserir slides a partir de arquivos tais como *.txt, *.rtf e *.doc.
III – A opção de menu “Formatar” - “Substituir fonte...” permite, por exemplo, a substituição de uma fonte por outra em todos os slides.

a) As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
b) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
c) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
d) Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.

Resposta: Letra D.

Comentário:

I – Incorreta. O atalho para exibir os tópicos de ajuda é sempre “F1”.

II – Correta. Se o usuário tem um documento do Word que está formatado com estilos de formatação ele poderá usar a opção “inserir/“Slides da estrutura de tópicos” para transformar este seu documento em apresentação do Power Point.
III – Correta. A opção substituir fonte do menu formatar permite que o usuário substitua a fonte de todo o seu documento.



60) Em relação ao Mozilla Firefox 2.0, versão português, analise as afirmativas abaixo
e assinale a opção CORRETA:
I – A tecla de atalho Ctrl+T abre uma nova aba.
II – No menu de contexto (botão direito) de uma aba, pode-se mandar fechar
todas as demais abas através do comando “Fechar as outras abas”.
III – A opção de menu “Favoritos” - “Adicionar abas...” permite adicionar todas
as abas abertas aos favoritos.

a) As afirmativas I, II e III são verdadeiras.
b) Apenas as afirmativas I e II são verdadeiras.
c) Apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
d) Apenas as afirmativas II e III são verdadeiras.

Resposta: Letra A.