quarta-feira, 12 de setembro de 2007

RESPOSTA AO COMENTÁRIO DA LILIAN

LILIAN disse...
Oi Pablo! Tudo bem?
As aulas acabaram, mas as dúvidas sempre persistem...!
Minha dúvida é referente ao ítem
"cabeçalho e rodapé". Este ítem pode ser inserido ao texto através do menu Exibir, correto? Porém, a questão 12/ íten 2 da apostila, afirma que a nota de rodapé pode ser encontrada no menu Inserir. Além dessa questão tb há outras que afirmam que o alguns itens do "cabeçalho e rodapé" podem ser encontrados no menu Inserir.
Aí cabô! Tá tudo bagunçado!
Me ajude a tirar essas dúvidas!
Obrigada e abraços
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Respondendo.......
Olá Lilian, suas dúvidas fazem bastante sentido. Bom, para colocar um cabeçalho e rodapé nos seus documentos voce deve ir no menu exibir e não no menu inserir.
Notas de rodapé, é um recurso que pode ser usado através do menu "inserir/referência/notas". Não sei se voce já notou, mas alguns textos possuem pequenos números ao lado de determinadas palavras e quando você chega ao final da página, os mesmos números aparecem no rodapé seguidos de algumas palavras ou frases. Essas frases estão explicando o termo que foi referenciado logo acima. OK? Isso é uma nota de rodapé e deve ser inserida pelo menu inserir.
Outra coisa, o Word possui alguns recursos interessantes como o de inserir número de páginas, ou então o caminho que indica o local onde o arquivo está salvo, data e hora, entre vários outros argumentos. Muitas destes recursos, quando são executadas, inserem o texto no cabeçalho ou no rodapé da página. Um exemplo de comando que faz isso é o de inserir números de páginas ao documento. Quando o número for inserido, ele será inserido no cabeçalho ou no rodapé do documento.
Caso voce queira personalizar um texto para colocar no cabeçalho ou no rodapé do seu documento, você deverá mesmo ir no menu Exibir.
OK?
Ficou claro Agora? se não ficou é só responder dizendo que ainda nao entendeu que é para eu tentar detalhar melhor. Ok?

PROVA AGENTE PENITENCIÁRIO 2007

QUESTÃO 46
Entre as alternativas abaixo, assinale a opção CORRETA que indique, após a seleção de uma célula em cada lado da linha ou coluna a ser reexibida, a seqüência para Reexibir uma linha ou coluna em uma planilha do Excel:
a) No menu Formatar, apontar para Linha ou para Coluna e, em seguida, clicar em Reexibir.
b) No menu Exibir, apontar para Linha ou Coluna e, em seguida, clicar em Reexibir.
c) No menu Ferramentas, apontar para Linha ou Coluna e, em seguida, clicar em Reexibir.
d) Nenhuma das opções anteriores.

Resposta Correta: letra A. Na verdade a questão é bastante confusa. O seu enunciado não descreve com perfeição o que se deseja cobrar do candidato. Na verdade o Excel tem uma opção de ocultar linhas ou colunas e a questão quer saber como que se faz para exibir uma linha ou coluna que está oculta. Essa opção está no menu Formatar.


QUESTÃO 47
Você estudou bastante e foi aprovado no Concurso de Agente de Segurança Penitenciário. Com o intuito de dar tranqüilidade à sua família, você resolveu adquirir um imóvel. Considere que o financiamento do imóvel é de R$40.000,00, a uma taxa de juros de 8% ao ano, com pagamento em 36 meses.
Entre as alternativas abaixo, assinale a opção CORRETA de acordo com a fórmula usada para o cálculo do valor da prestação mensal, por meio da função PGTO do Excel:
a) “=PGTO(8%;36;40000)”.
b) “=PGTO(8%/12;36;40000)”.
c) “=PGTO(8%/36;36;40000)”.
d) “=PGTO(8/12;36;40000)”.

Resposta Correta: Letra B. A questão não cobrava conhecimento de informática e sim de matemática, vejamos por que:

Todas as alternativas apresentam a função “PGTO”, ou seja, só pode ser ela mesmo. Para realizar esse cálculo precisamos de três argumentos. O primeiro é a taxa de juros mensais; o segundo é a quantidade de meses e; o terceiro é o valor do financiamento. A questão informa claramente estes três valores.

A Letra D não pode ser por que não possui o símbolo de porcentagem depois do 8.

A Letra A tem uma pegadinha: como a função é =PGTO(8%;36;40000), o cálculo será realizado como se a taxa de juros fosse de 8% AO MÊS E NÃO AO ANO.

Bom, se a taxa de juros é de 8% ao ano, e no primeiro argumento deve conter a taxa de juros mensal, basta dividir 8% por 12 meses, ou seja 8%/12 e a única alternativa que diz isso é a letra B.

¿ QUEM FOI QUE DISSE QUE NÃO SE PODE COBRAR MATEMÁTICA EM UMA PROVA DE EXCEL?


QUESTÃO 48
O Word possibilita várias combinações de atalhos, por meio do uso de teclas, conforme se pode verificar nos exemplos abaixo:
I - Ctrl+E
II - Ctrl+C
III - Ctrl+V
IV - Ctrl+Y
V - Ctrl+Z

Marque, entre as alternativas abaixo, a opção que indique a seqüência CORRETA dos itens de I a V acima citados:
a) Abrir, Copiar, Desfazer, Salvar, Negrito.
b) Abrir, Ir Para, Colar, Negrito, Desfazer.
c) Centralizar parágrafo, Copiar, Colar, Ir Para, Desfazer.
d) Centralizar parágrafo, Copiar, Verificar, Desfazer, Ir Para.

Resposta correta: Letra C

Veja como essa questão foi fácil. Quais são os atalhos mais conhecidos por qualquer usuário de computador????? Copiar e colar! Certo?

Se o usuário soubesse que o “CTRL+C” copiava e o “CTRL + V” colava, ele não gastaria mais de 30 segundos para resolver e conferir esta questão.

Para se abrir um arquivo no Word versão em Português, devemos pressionar “CTRL+A”. Na questão, esse atalho nem ao menos é citado, ou seja, não existe a opção abrir nessa questão e sendo assim, as letras A e B estão incorretas. Nos resta apenas julgar as alternativas C e D.

As duas apresentam o primeiro e segundo argumentos corretos, logo, precisaremos analisar o terceiro e definiremos qual das alternativas receberá o nosso “xizinho” (X). Bem, na primeira parte da questão, temos assim “III Ctrl + V” e de posse dessa informação precisamos saber se esse atalho é para colar ou verificar.

VIDRO DE COLA, lembram?????

Indiscutivelmente........ LETRA C


QUESTÃO 49
Assinale a alternativa CORRETA referente a recursos do Internet Explorer 6:
a) No Internet Explorer, a combinação das teclas de atalho CTRL+W gera a ação de “Abrir uma nova janela”.
Errada. Abrir uma nova janela é “Ctrl + N”.

b) Para definir sua página inicial, clique em Ferramentas, em seguida em
Opções da Internet e, na guia Privacidade, digite o endereço preferido
na caixa de texto correspondente.
Errada. A página inicial é acessada no guia “Geral” e não no guia Privacidade. (Isso foi mostrado várias vezes dentro de sala de aula).

c) Para realizar pesquisas na Internet usando o Internet Explorer basta digitar a palavra ou expressão que se quer pesquisar na Barra de Endereços e pressionar Enter ou Ir.
Certa. Tendo conexão com a Internet, se o usuário digitar uma palavra na barra de endereços, será realizada uma busca na Internet para encontrar ocorrências daquela palavra em sites da Internet.

d) Todas as alternativas anteriores estão corretas.
Errada. Encontrar uma alternativa falsa, já anularia esta. No caso, encontramos duas, e sendo assim, não há nem o que discutir.

Fazendo por eliminação a resposta viria fácil!


QUESTÃO 50

O Windows XP possui ferramentas que possibilitam ao usuário conhecer e diagnosticar problemas no computador, onde o XP encontra-se instalado.
Os itens abaixo são ações que, executadas sequencialmente, detalham informações sobre a máquina em uso.
I. Na área Escolha uma tarefa da página inicial do Centro de Ajuda e Suporte, clicar no link Usar Ferramentas para exibir informações sobre o computador e diagnosticar problemas.
II. Clicar no item Exibir o status do hardware e software do meu sistema.
III. Um resumo do estado do sistema identificará problema atual ou potencial.
IV. Clicar em Iniciar e selecione Ajuda e Suporte.
V. Clicar no item Informações do meu computador.
Com base nas ações acima enumeradas, marque, entre as alternativas abaixo, a opção que indique a seqüência CORRETA para se exibir as informações (status) de hardware e software de uma máquina com XP:
a) II, III, I, IV, V.
b) IV, II, V, I, III.
c) IV, V, I, II, III.
d) IV, I, V, II, III.

Vamos lá. É indiscutível que o primeiro passo a ser tomado é executar o comando de ajuda e suporte do Windows, ou seja, o primeiro comando é o “IV”. Sendo assim, marcar a letra “A” está completamente fora de cogitação.

Bom, quando executamos “alguma coisa” sempre vamos ser direcionado para a tela inicial “daquela coisa”, certo?.. portanto, o próximo passo é o número “I” mesmo por que a dica é enorme e escancarada: “área Escolha uma tarefa da página inicial do Centro de Ajuda e Suporte...........”. Viu? É a única opção que fala da página inicial.

Com essa informação, não é preciso analisar o resto da questão, já encontramos a resposta.

Resposta correta: Letra D.

WORD (inário)

Um empregado de uma empresa está elaborando, com o auxílio do editor de textos Word 97, um glossário contendo termos técnicos. A janela mostrada na figura abaixo apresenta parte do referido documento, ainda na fase de edição.



(UnB/Cont. Jr./Petrobras/2001) Considerando o texto CI-I e o Word 97, julgue os itens que se seguem.
1) A palavra “GLOSSÁRIO” foi incluída no documento por meio da ferramenta de desenho ativada pelo botão .

Errada. O botão ilustrado acima é o Word Art. A palavra Glossário foi inserida através de uma caixa de texto. O botão que permite que uma caixa de texto seja inserida é o . Quando um texto é inserido em uma caixa de texto ele pode ser deslocado livremente pelo documento. Uma imagem também pode ser inserida dentro de uma caixa de texto, aliás, é a melhor forma de se inserir uma imagem para garantir sua mobilidade.


2) A partir da figura, pode-se concluir que, para a digitação dos termos técnicos na forma mostrada na área de trabalho do Word 97, o empregado inseriu uma tabela com duas colunas e vá-rias linhas.

Errada. Se o texto tivesse sido inserido dentro de uma tabela, seria possível visualizar as linhas e colunas da tabela. No caso acima, o texto foi inserido normalmente e o usuário, depois de seleciona-lo, clicou em “formatar/colunas” e escolheu o número de colunas em que ser texto deveria ser formatado.

3) Sabendo que o estilo do termo “Ácido” não é o mesmo estilo utilizado para o termo “Ararajuba”, caso o empregado deseje padronizar o estilo do primeiro termo a partir do estilo do segundo, ele obterá sucesso nesse intento por meio da seguinte seqüência de ações: determinar o estilo que está sendo utilizado no segundo termo, posicionando o cursor sobre a palavra “Ararajuba”; posicionar o cursor sobre a palavra “Ácido”; na caixa de estilos , clicar sobre o estilo determinado anteriormente.

Certa. Estilo é um recurso do Word que facilita e muito a tarefa de formatar um texto. Usando o recurso de “Estilos” um usuário consegue aplicar um bloco de formatação de uma só vez. Por exemplo, se o usuário deseja que um dos parágrafos do seu texto seja formatado com fonte tipo Arial, tamanho 16 pontos e alinhamento centralizado, ele pode conseguir essa formatação selecionando o parágrafo e aplicando o estilo de “Título” a este parágrafo. O Word já vem com estilos pré-definidos e o usuário pode alterar os parâmetros desses estilos ou simplesmente personalizar o seu Word criando novos estilos de formatação através do menu “Formatar/Estilos e Formatação”.

4) Sabendo que, para facilitar a navegação pelo documento, o empregado está utilizando o recurso de hyperlinks, e que, no glossário em elaboração mostrado na figura, essa ferramenta já foi associada às letras A, B e C, para inserir um salto no glossário para o primeiro termo contendo a letra D, é suficiente que o empregado posicione o cursor na esquerda da letra D em A.B.C.D. e clique no botão .

Certa. Este é o botão que deve ser acionado para se inserir um hyperlink em um documento.

5) Caso deseje disponibilizar o glossário para acesso via Internet, o empregado tem a opção de salvar o documento no formato HTML. No entanto, essa opção causa alguma perda de formatação. Para visualizar como o documento ficaria nesse formato, é suficiente clicar no botão .

Errada. A imagem acima se refere sim à um modo de visualização de documento que se chama Estrutura do documento. O botão que deve ser clicado para se ver o layout que o documento terá quando hospedado na web se chama Layout da Web ().