quinta-feira, 30 de agosto de 2007

Internet e Outlook Express (Ninjaaaaa hehehehe)



01) (UnB/Agente/MT/2004) Tendo como base a janela do Outlook Express 6 ilustrada na figura acima, julgue os itens seguintes, relativos ao correio eletrônico e ao Outlook Express 6.
1) Ao se clicar o botão, será aberta uma janela de edição de mensagem de correio eletrônico endereçada ao destinatário associado a “Jully B”.

Errada. Na verdade, quando se clica em “criar e-mail” será aberta uma janela para a edição de uma nova mensagem. Essa janela virá com o campo “Para” sem preenchimento algum, sendo assim, o usuário deverá preencher com o endereço de e-mail do destinatário. Para que o endereço de “Jully B.” já viesse preenchido na mensagem, o usuário deveria clicar em “Responder” e não em “Criar e-mail”.


2) Por meio do botão , é possível adicionar um novo contato ao caderno de endereços associado à identidade atualmente ativa no Outlook Express 6.

Certa. Pode-se notar que o botão apresenta uma pequena seta apontando para baixo. Quando esta seta é clicada um leque de opções será exibido e dentre estas opções, está a de adicionar contatos ao caderno de endereços.


___________________________



02) (UnB/Téc. Bancário/BANESE/2004) A janela do Internet Explorer 6 (IE6) mostrada acima ilustra uma página Web de endereço http://www.banese.com.br, obtida em uma sessão de uso do IE6, realizada a partir de um microcomputador PC. Com relação a essa janela, ao IE6 e à Internet, julgue os itens seguintes.
1) Por meio do botão , é possível acessar diversos recursos do IE6 que permitem, a partir de aplicativo de correio eletrônico previamente configurado, enviar as informações da página ilustrada na forma de uma mensagem de correio eletrônico. O aplicativo de correio eletrônico que permite o envio das informações desejadas pode ser configurado a partir de opção encontrada no menu Ferramentas .

Certa. Através do botão correio, é possível que o usuário envie uma imagem da página ou apenas o endereço dela para um terceiro usuário. Atenção: quando este botão é acionado e uma das opções é escolhida, um cliente de e-mail será executado e caso o usuário não use um software cliente (como o Outlook Express, por exemplo), este recurso não poderá ser utilizado.


2) As informações contidas na página ilustrada na figura acima permitem concluir que a sessão de uso que permitiu obtê-la utilizou uma conexão segura, que inclui técnicas de criptografia, antivírus e de autenticação para impedir a corrupção e o uso não-autorizado da informação transmitida.

Errada. A página não envolve criptografia, sendo assim não é uma página segura. Para ter certeza de que a página ilustrada é ou não uma página segura basta olhar na barra de endereços e verificar o protocolo que está sendo usado. No exemplo acima é o http, para ser segura precisaria estar sendo usado o HTTPS. Outra maneira de ter esta certeza é verificando a barra de status do navegador. Se contiver um cadeado fechado, significa que trata-se de uma página segura.

3) Com base na janela mostrada, é correto concluir que, ao se clicar o botão , o IE6, na sessão de uso descrita acima, permitirá a visualização da primeira página obtida nessa sessão, que se trata da página denominada inicial.

Errada. O botão que acessa a página inicial é . O botão ilustrado acima carrega novamente a página que está sendo visualizada naquele momento. Trata-se do botão atualizar.

__________________________




03) (UnB/Escrituário/BRB/2001/Alterada)

(Esta questão foi atualizada com os ícones do IE6)

A figura acima ilustra parte da tela que agrupa alguns dos recursos do Internet Explorer 5. Acerca dos recursos do Internet Explorer 5 e da figura mostrada, julgue os itens a seguir.
I - Uma página WWW (world wide web) pode possuir diversos hyperlinks, por meio dos quais o usuário pode acessar os diversos recursos e informações disponíveis na página. Caso o usuário queira acessar os hyperlinks na ordem decrescente de prioridade ou de importância preestabelecida pelo servidor, ele poderá utilizar o botão .

Errada. O botão avançar serve para que o usuário possa avançar para uma página que ele já tenha visualizado.

Vamos supor que ao abrir uma sessão de uso do Internet Explorer o usuário tenha acessado o site Terra. Logo depois ele acessa o site da UnB. Quando o usuário clicar sobre o botão ele voltará ao site do Terra e se clicar no botão ele avançará para o site da UnB.


II - Caso, em um processo de download de arquivos pela Internet, o usuário queira interromper a recepção das informações e, posteriormente, retomar o processo do ponto em que foi interrompido, ele poderá utilizar o botão: um clique com o botão direito do mouse nesse botão interrompe o processo de download em execução, enquanto um clique duplo com o botão esquerdo do mouse faz aparecer uma caixa de diálogo que permite recomeçar o processo de download do início ou do ponto em que estava o processo antes da interrupção.

Errada. A questão apresenta dois erros gravíssimos.

Primeiro: O botão realmente interrompe o download, mas não o download de arquivos e sim o download da página que está sendo carregada no momento. Em outras palavras, se o usuário entra em um site e ele está sendo carregado, ao clicar sobre este botão, o site deixará de ser carregado, ou seja, terá seu download interrompido. Uma tecla de atalho para essa função é “ESC”.

Segundo: Uma vez interrompido o download de uma página, não adianta tentar continuar de onde parou. Como eu sempre digo em sala de aula “PARÔ, KBÔ!!!!!” Se for da vontade do usuário continuar carregando a página, ele deverá clicar sobre o botão para que o site recomece o processo de download. Preste atenção, o processo de download da página recomeçará do zero e não continuará de onde parou. “PARÔ, KBÔ!!!!!


III - A partir do Internet Explorer 6, o usuário pode definir uma página inicial que será sempre acessada cada vez que o software for iniciado. Desde que tecnicamente possível, a página inicial predefinida pode também ser acessada a qualquer momento que o usuário desejar, bastando, para isso, clicar em .

Certa. Este recurso chama-se página inicial. Uma página inicial pode ser definida através do menu “Ferramentas/Opções de Internet” na Guia Geral, no Painel “Página inicial”. A questão ressalva que “........Desde que tecnicamente possível......” pelo fato de que se o usuário não estiver conectado à Internet, ele não conseguirá ver a página inicial. OK????


IV - Apesar da quantidade enorme de informação e de sites que podem ser acessados na Internet, é comum que o usuário tenha um conjunto restrito de sites de interesse, que ele acessa costumeiramente. Para facilitar o acesso a esses sites preferenciais, o Internet Explorer 6 permite que o usuário os defina como favoritos e catalogue os seus endereços WWW para acesso posterior, recurso esse que pode ser obtido por meio da utilização do botão .

Certa. O botão permite que o usuário defina uma lista de sites favoritos para facilitar o acesso. Os favoritos podem ser adicionados, removidos ou organizados em pastas com muita facilidade.

V - Caso o usuário queira acessar o seu e-mail ao mesmo tempo que esteja acessando o Internet Explorer 6, ele poderá fazê-lo por meio do botão, que, com apenas um clique simples, executa automaticamente o Outook Express, software de correio eletrônico do Internet Explorer 6.
Errada. O botão correio permite sim o que se afirma na questão acima, porém, não basta um clique simples. Um clique simples abrirá um leque de opções, dentre as quais o usuário deverá escolher a que lhe convier.

Estão certos apenas os itens
a) I e II.
b) I e V.
c) II e III.
d) III e IV.
e) IV e V.

Fui Homenageado

Olá amigos, na próxima postagem (daqui a 45 minutos) eu já comentarei várias outras questões.

Na atual, eu gostaria de expor duas homenagens que eu recebi de um aluno do Orvile Pampulha. Como eu sempre falo em "Ninja" e raciocínio Macacóide, o EDUARDO, um excelente desenhista, me fez estas duas homenagens.
Me senti muito feliz com isso e por isso estou colocando aqui os dois desenhos. Tenho certeza que ainda ouviremos falar bastante do Eduardo.
Valew Eduardo! Boa sorte no concurso do TRE!!!