sexta-feira, 10 de agosto de 2007

Qustões que exigem raciocínio!!!

(UnB/Analista Adm./Ancine/2006)
A Microsoft publicou em 14/2/2006 um boletim mensal de segurança com sete atualizações. Duas delas são consideradas críticas e afetam o Internet Explorer e o Windows Media Player. As outras, classificadas como importantes, localizam-se no Windows e no Office.
Internet (com adaptações)

Considerando as informações do texto acima, julgue os itens seguintes acerca de tecnologia de computadores.

1 - Quando se faz Upgrade em uma máquina, com troca do processador por outro com maior velocidade e aumento da quantidade de memória RAM, garante-se que haverá aumento no tempo de processamento.

Errada. Se um usuário coloca um processador mais veloz e acrescenta mais memória RAM ao computador (dois dos principais fatores que aumentam a velocidade do computador) ele vai conseguir com isso um processamento muito mais rápido. Se o processamento passa a ser acelerado, o tempo gasto para realizar determinada tarefa, será logicamente menor. A questão estaria correta se estivesse falando “haverá diminuição no tempo de processamento).
__________________________________
(UnB/Téc. Jud./STM/2004) Um empregado de um escritório utiliza um microcomputador do tipo PC para realizar parte do seu trabalho. Com o passar do tempo, ele perceber que para realizar de forma mais eficiente as suas tarefas, seriam necessárias algumas alterações no computador, bem como a aquisição e a instalação de alguns periféricos.
Com relação à essa situação e a hardware de computadores do tipo PC, julgue os itens seguintes.

1 – Caso o usuário perceba que o computador está demandando tempo excessivo para executar alguns programas e ela deseja aumentar a velocidade de execução destes programas, ele irá faze-lo com sucesso por meio da instalação de uma memória ROM no computador, que diminuirá a quantidade de acessos ao disco rígido, aumentando a velocidade de execução de programas.

Errada. A memória Rom é somente de leitura e é utilizada para gravar a BIOS pelo fabricante da placa-mãe, sendo assim, nada influencia na velocidade com que um computador realiza suas tarefas. Para tornar a questão correta, a entidade deveria colocar, ao invés de ROM, memória RAM.

2 – Se o usuário desejar imprimir documentos em diferentes cores, ele poderá faze-lo por meio da instalação de uma impressora do tipo jato de tinta que permita impressão em cores.

Certa. Impressoras jato de tinta possibilitam a impressão de um documento em cores.

3 – Caso o usuário deseje, por meio de mídia removível, transferir um arquivo de 300 MB de seu computador para outro computador de seu escritório, ele poderá faze-lo utilizando um dispositivo do tipo pendrive que tenha capacidade adequada.

Certa. Pendrive é um dispositivo de armazenamento removível. Conecta-se ao computador através da porta USB e automaticamente é reconhecido. Existem pendrive’s de 10 MB até 50GB (ou maiores) mas nada impede que 10 minutos após eu publicar este comentário, seja anunciado a criação de um pendrive de 1 TB.
4 – Caso o usuário perceba que, para realizar melhor seu trabalho, é essencial conectar o seu computador à uma rede de computadores do tipo ethernet, disponível em seu escritório, será necessário um modem ADSL.
Errada. Ethernet é uma arquitetura de rede. Mesmo que no edital não tenha pedido conceitos de rede, daria para resolver esta questão. O Modem ADSL é um dispositivo usado para se conectar à Internet através de um conexão ADSL, sendo assim, se o usuário deseja se conectar à uma rede de computadores, ele precisará de outros equipamentos, mas não de um modem ADSL.