quarta-feira, 17 de outubro de 2007

Questões de Provas da PM



01) (PM/PI/2007) Sobre a Internet, assinale a alternativa correta.
a) O browser é um aplicativo que permite acesso a serviços como www e transferência de arquivos.
b) Para conectar à Internet os usuários não precisam estar ligados a um provedor de acesso.
c) O Google é um site que permite a busca de endereços eletrônicos de outros sites, mas não permite busca de imagens.
d) Para acessarmos um endereço eletrônico, necessitamos de um conjunto de informações chamado de ISP, onde principalmente fazemos referência ao domínio do site.
e) O e-mail é uma correspondência eletrônica que permite troca de textos e arquivos somente entre usuários do mesmo provedor de acesso.

Comentário.
a) Correta. O browser é um software que habilita o usuário a visualizar e interagir com as páginas da Web. A

b) Incorreta. Para ter acesso à Internet o usuário precisa se cadastrar e se conectar a um provedor de acesso.

c) Incorreta. O Google é sim um site de busca (por sinal, um dos melhores e mais populares da atualidade) e além de permitir que o usuário procure por páginas que contenham o texto digitado, possibilita (com muita eficiência) a busca por imagens.

d) Incorreta. Para acessarmos um endereço eletrônico precisamos saber apenas qual é o endereço eletrônico, ou seja, qual é a URL do recurso que estamos querendo acessar. A entidade tentou confundir o candidato quando usou a sigla ISP que significa Internet Service Provider, ou seja, o Provedor de Internet.

e) Incorreta. Pessoas que possuem contas e e-mail em diferentes provedores podem trocar correspondências normalmente.
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02) (PM/PI/2007) Sobre o Microsoft Internet Explorer, assinale a alternativa correta.
a) A opção “Trabalhar off-line” do menu “Arquivo” permite que as pessoas acessem todos os sites sem estarem conectadas ao provedor de acesso.
b) A opção “Atualizar” do menu “Exibir” executa a atualização do programa Internet Explorer.
c) O menu “Favoritos” permite que seja armazenado o endereço eletrônico dos links de sua preferência.
d) Para configurar um endereço como página inicial, basta ir até a guia “Geral” na opção “Configurações” do menu “Ferramentas”.
e) No menu “Ferramentas”, na opção “Bloqueador de Pop-ups” podemos restringir o acesso do usuário a alguns sites impróprios.

Comentários

a) Incorreta. Para acessar um site que está na Internet é necessário que o usuário tenha conexão ativa com a Internet. A opção Off-line que se encontra no menu “Arquivo” permite que o usuário acesse, mesmo que sem conexão, os sites que ele salvou em seu computador.

b) Incorreta. A opção “Atualizar” faz com que a página que está sendo visualizada naquele momento seja carregada novamente.

c) Correta. Essa é a função do menu “favoritos”. O usuário pode até solicitar que a página que está sendo acrescentada nos seus favoritos fique disponível também em modo Off-line, neste caso a referida página será salva no computador do usuário.

d) Incorreta. Para configurar a página inicial do navegador o usuário deve acessar o menu “Ferramentas/Opções da Internet” e na guia “Geral” informar qual o site que deverá ser aberto toda vez que uma sessão de utilização do browser for iniciada.

e) Incorreta. A opção de bloquear Pop-Ups, com o o próprio nome diz, fará o bloqueio das janelas pop-ups apenas. Restrições de acesso à determinados sites deve ser configuradas no menu “Ferramentas/Opções da Internet”, escolhendo-se a Guia “Conteúdo”.
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03) (PM/PI/2007) Sobre Memórias, marque a alternativa correta.
a) O pendrive é caracterizado como um dispositivo de armazenamento volátil.
b) A memória RAM é encontrada somente nos computadores mais modernos.
c) O HD é um tipo de cd-rom que tem alta densidade.
d) Memória secundária são memórias que não podem ser acessadas diretamente pelo processador.
e) Memórias primárias foram os primeiros tipos de memória a serem fabricadas e não são mais utilizadas.

Comentários

a) Incorreta. Pen Drive é memória secundária e nenhuma memória secundária é volátil.

b) Incorreta. Memória Ram é uma memória classificada como primária e é encontrada até nos computadores mais antigos.

c) Incorreta. O HD é o disco rígido do computador e não um tipo de CD-Rom..

d) Correta. Memória secundária é um tipo de memória que não pode ser diretamente acessada pelo processador. As memórias que podem ser acessadas diretamente pelo processador são classificadas como primárias.

e) Incorreta. Memórias primárias são sim muito utilizadas ainda e além disso, são muitos mais rápidas do que as memórias secundárias.
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04) (PM/PI/2007) Sobre Periféricos, marque a alternativa correta.
a) O mouse é um exemplo de dispositivo de saída de dados.
b) A impressora laser não é considerada um tipo de periférico de saída.
c) Podemos gravar DVD em todos os gravadores de CD-ROM.
d) O processador é o periférico mais importante do computador.
e) O monitor sensível ao toque é um exemplo de periférico de entrada e saída.

Comentário

a) Incorreta. Mouse é um periférico de entrada de dados.

b) Incorreta. Qualquer impressora é considerada como periférico de saída de dados, com exceção das multifuncionais, que são periféricos de entrada e saída de dados.

c) Incorreta. Para gravar DVD’s é necessário que o usuário possua um gravador de DVD, não bastando apenas ter um gravador de CD.
d) Incorreta. O processador não é um periférico.

e) Correta. O monitor sensível ao toque (touch screen) é o único monitor que não é somente periférico de saída de dados e sim de entrada e saída.

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05) (PM/PI/2007) Marque a alternativa correta sobre o Microsoft Windows XP.
a) Na pasta “Arquivo de Programas” ficam armazenados os arquivos criados por todos os usuários do sistema.
b) Para formatar um disquete, basta ir até o “Meu Computador” e clicar duas vezes com o botão esquerdo do mouse.
c) Ao clicar no ícone do disco rígido no “Meu Computador” podemos ver detalhes como: tamanho total, espaço livre e tamanho da RAM.
d) O Windows Explorer é o programa que permite manipular as pastas e arquivos do sistema.
e) Na “Lixeira” encontramos todos os arquivos que são apagados do disquete.

Comentário

a) Incorreta. A “Arquivos de Programas” armazena por padrão, os arquivos de instalação de grande parte dos softwares que estão instalados no computador. Caso deseje, o usuário pode alterar a pasta de armazenamento destes arquivos no início do processo de instalação do Software.

b) Incorreta. Para formatar um disquete o usuário deve clicar duas vezes com o botão esquerdo do mouse sobre “Meu computador”, clicar com o botão direito do mouse sobre o ícone da unidade de disquete e escolher a opção formatar. Pode também clicar uma vez com o botão esquerdo do mouse, clicar sobre o menu “Arquivo” e escolher a opção “Formatar”.

c) Incorreta. Memória RAM não está relacionada com o disco rígido. Para o usuário saber a quantidade de memória RAM que existe em seu computador, ele deverá abrir o “Painel de Controle” e escolher a opção “Sistema”. Para saber quanto espaço está livre no seu HD e quanto está ocupado, basta clicar sobre o HD com o botão direito do mouse e escolher “Propriedades”.

d) Correta. O Windows Explorer é um gerenciador de arquivos que já vem no Windows.

e) Incorreta. Arquivos que são apagados de mídias removíveis não vão para a lixeira.

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06) (PM/PI/2007) Assinale a alternativa correta sobre o Microsoft Word 2002.
a) A “Mala Direta” é um recurso que permite que um mesmo documento seja utilizado por vários registros, sem a necessidade de ter que digitar o mesmo texto para cada.
b) O botão serve para inserir tabelas.
c) Os marcadores e servem para aumentar e diminuir o tamanho da fonte.
d) O “Zoom” é utilizado para formatar a fonte, aumentando ou diminuindo de tamanho.
e) Pressionando-se o conjunto de teclas “CTRL + D” será desfeita a última operação.

Comentário

a) Correta. Definição correta de mala direta.
b) Incorreta. O Botão ilustrado acima é o botão “colunas” que permite que um documento seja formatado em várias colunas.
c) Incorreta. Os marcadores ilustrados servem para aumentar ou diminuir as margens do documento e recuos de parágrafo.

d) Incorreta. O Zoom é utilizado para aumentar o tamanho de visualização da Tela.

e) Incorreta. Pressionando-se “Ctrl + D” será aberta a caixa de formatação de fonte.

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07) (PM/PI/2007) Marque a alternativa correta sobre o Microsoft Word 2002.
a) O botão serve para recortar um texto do documento.
b) Para formatar uma letra como maiúscula, basta clicar no botão .
c) Ao clicar duas vezes sobre uma palavra, a mesma será selecionada juntamente com o parágrafo inteiro.
d) O botão serve para apagar um parágrafo sem formatação.
e) Podemos aplicar formatações já predefinidas através do menu “Formatar” na opção “Estilos e formatação”.

Comentário
a) Incorreta. O botão ilustrado nessa alternativa tem a função de “colar” um texto que foi copiado ou recortado.

b) Incorreta. O botão ilustrado nessa alternativa tem a função de “negritar” do texto selecionado.

c) Incorreta. Um clique duplo seleciona somente a palavra que foi clicada. Para selecionar o parágrafo inteiro, o usuário deverá aplicar um clique triplo sobre o mesmo.

d) Incorreta. O botão ilustrado nessa alternativa tem a função de “copiar formatação” do texto selecionado.

e) Correta. O Word já vem com estilos de formatação pré-definidos, podendo o usuário alterara seus parâmetros ou criar novos estilos. Cada estilo possui regras de formatação particulares como: tamanho de fonte, alinhamento, etc.
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08) (PM/PI/2007) Assinale a alternativa correta sobre Tabelas no Microsoft Excel 2002.
a) O botão é usado para inverter a posição de uma célula.
b) O botão permite recuarmos o texto da célula para a esquerda.
c) Para preencher automaticamente uma série de números ou datas, devemos selecionar as duas primeiras células da série, clicar na alça de preenchimento e arrastar até a última célula desejada.
d) Para copiar a fórmula de uma célula para outra, deve-se selecionar a célula de origem no canto superior esquerdo e arrastar até a célula de destino.
e) A opção “AutoFiltro” do menu “Dados” faz com que o programa defenda-se de vírus.

Comentário

a) Incorreta. O botão ilustrado nessa alternativa é o de autosoma e quando acionado, realiza automaticamente de determinadas células.

b) Incorreta. O botão ilustrado nessa alternativa é o de aumentar casas decimais. Se o conteúdo de uma célula for “10”, quando o usuário seleciona essa célula e clica no referido botão, o conteúdo passará a ser “10,0”.

c) Correta. Trata-se do uso da alça de preenchimento do Excel.

d) Incorreta. Para copiar a fórmula de uma célula para outra, deve-se selecionar a célula de origem no canto inferior direito e arrastar até a célula de destino. Lembro apenas que este procedimento fará com que todas as células que estiverem entre a célula de origem e a de destino recebam também uma cópia da fórmula.

e)Incorreta. Auto Filtro cria um filtro automático para filtrar os dados das planilhas do Excel. Para se proteger contra os vírus, o usuário deverá instalar e manter atualizado um software anti-vírus.
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09) (PM/PI/2007) Quanto ao Microsoft Excel 2002, marque a alternativa correta.
a) Na guia “Bordas e sombreamento” do menu “Formatar”, opção “Células”, podemos incluir bordas e mudar a cor de fundo das células selecionadas.
b) Na função “SE” conforme a expressão =SE(E3>0;“sim”;“não”) o resultado será “não” quando o valor de “E3” for “0”.
c) O resultado da fórmula =A1+B1*C1 será “21” se os valores de A1, B1 e C1 forem “2”, “5” e “3” respectivamente.
d) O botão muda a cor das colunas selecionadas.
e) Não permite textos no formato subscrito e sobrescrito.

Comentário

a) Incorreta. A cor de fundo de uma célula pode ser alterada na guia “Padrões” e não na guia “Bordas e sombreamento”.

b) Correto. Se o valor da célula E3 fosse maior do que zero o Excel exibiria texto “sim”. Como o valor é zero, então o Excel exibirá “não”.

c) Incorreta. O resultado dessa fórmula será igual a “17”.

d) Incorreta. O botão ilustrado nessa alternativa é o inserir gráfico.
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10) (PM/RO/2005) A extensão para arquivos de texto, abertos, entre outros, pelo bloco de notas no ambiente Windows, é:
a) wav.
b) xls.
c) txt.
d) zip.
e) bmp.

Comentário
a) Incorreta. WAV é formatado de áudio e o bloco de notas é um editor de textos.

b) Incorreta. XLS é formato de arquivos do Excel e o bloco de notas é um editor de textos.

c) Correta. TXT é formato de texto puro, sem imagens. O bloco de notas por ser um editor de textos, tem essa extensão como a sua padrão.

d) Incorreta. ZIP é formato de arquivo compactado e o bloco de notas não compacta arquivos.

e) Incorreta. BMP é formato de imagens e o bloco de notas não é editor de imagens.

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11) (PM/RO/2005) A unidade de medida da resolução de uma impressora é
dada em:
a) BMP.
b) PPM. d) CPU.
c) LPM. e) DPI.


Resposta Correta: Letra E. A medida de resolução de uma impressora é dada em dots per inch (dpi), ou Pontos por polegada (ppp) em português. PPM (páginas por minuto) é a medida de velocidade de impressão.

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12) (PM/RO/2005) A recuperação de um arquivo excluído no Windows é feita através do ícone:
a) Meu Computador.
b) Meu Porta-arquivos.
c) Painel de Controle.
d) Lixeira.
e) Ambiente de Rede.

Resposta Correta: Letra D. Os arquivos excluídos no Windows, exceto em alguns casos específicos, são direcionados para a lixeira.

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13) (PM/RO/2005) Das afirmativas abaixo, a respeito do Windows Explorer, a verdadeira é:
a) para mover um arquivo para o disco A:, pode-se utilizar o seguinte procedimento: clicar no arquivo; clicar no menu Editar; clicar em Recortar; em seguida, clicar em ; clicar no menu Editar e, finalmente, clicar em Colar.
b) o sinal “+” ao lado da pasta mostrada a seguir: , indica que não há subpastas nessa pasta.
c) para se repetir uma ação, pode-se clicar em na barra de ferramentas.
d) um clique simples na setinha que está localizada no lado direito de fará com que seja ativado o drive A:, e um novo clique simples fará com que a lixeira seja ativada.
e) um arquivo pode ser excluído clicando-se sobre o nome desse arquivo e, em seguida, clicando-se no botão situado no canto superior direito da tela.

Comentário
a) Correta. Este é o procedimento correto para mover um arquivo para um disquete.

b) Incorreta. O sinal de “+” que está ao lado da pasta indica que há subpastas dentro da pasta Windows.

c) Incorreta. O botão ilustrado nessa alternativa desfaz a ultima ação realizada pelo usuário.

d) Incorreta. Um clique simples abrirá o diretório de pastas.

e) Incorreta. O botão ilustrado nessa alternativa faz com que o programa em uso seja fechado.

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14) (PM/RO/2005) Das afirmativas abaixo, relativas ao Word, a verdadeira é:
a) não se pode transformar em texto todo o conteúdo de uma tabela com várias colunas, selecionando-se apenas a primeira coluna da tabela e utilizando-se o item Converter tabela em texto do menu Tabela.
b) para se corrigirem automaticamente erros comuns de ortografia ou inversão de letras na digitação de uma palavra, basta clicar em .
c) ao selecionar-se uma palavra de um parágrafo e, em seguida, escolher-se a opção Contar palavras do menu Ferramentas, o Word irá informar o total de palavras do parágrafo em questão.
d) pode-se configurar o Word para que ele altere automaticamente, ao se digitar, todas as iniciais de parágrafos para letras maiúsculas.
e) para se inibir o recuo da primeira linha do parágrafo e voltar a fazer espaçamento simples entre linhas, basta clicar em .

Comentário

a) Incorreta. Para transformar uma tabela em texto, basta selecionar a primeira coluna da tabela e mandar fazer a conversão.

b) Incorreta. O botão ilustrado nessa alternativa é o de visualizar impressão e não tem nada a ver com o de correção gramatical e ortográfica.

c) Incorreta. Tal ação contará apenas o número de palavras do trecho selecionado, ou seja, uma palavra apenas. Para contar o número de palavras de um parágrafo, o usuário deverá selecionar o parágrafo inteiro e aí sim, executar a opção de contar palavras.

d) Correta. Opções de AutoCorreção do menu “Ferramentas”.

e) Incorreta. O botão ilustrado nessa alternativa insere marcadores ao documento.

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15) (PM/RO/2005) Considere uma planilha no Excel com valores e fórmula especificados para as seguintes células: A1 com valor igual a 53; B1 com valor igual a 68; e C1 com a seguinte fórmula =A1+ B1-A1. Ao se teclar Enter, obtém-se:
a) uma resposta do Excel informando que a fórmula não está correta.
b) 100 para a célula C1.
c) 121 para a célula C1.
d) 53 para a célula C1.
e) 68 para a célula C1.

Resposta Correta: Letra E. Não ser gênio para encontrar a resposta da questão. A conta que deveria ser feita era: 53 + 68 – 53 = 68.

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16) (PM/RO/2005) Das afirmativas abaixo, referentes ao Word, a verdadeira é:
a) as teclas de atalho Ctrl + C, Ctrl + X e Ctrl + V correspondem, respectivamente, às funções Colar, Recortar e Copiar.
b) o menu Editar possui a opção Cabeçalho e Rodapé, que permite a edição de cabeçalhos e rodapés.
c) o botão permite ampliar ou reduzir a exibição do documento ativo.
d) um clique simples no botão faz aparecer uma caixa de diálogo que permite salvar uma cópia do arquivo ativo com nome ou localização diferentes.
e) os botões correspondem, respectivamente, às funções Alinhar à esquerda, Justificar e Alinhar à direita.


Comentário

a) Incorreta. As funções das referidas teclas de atalho são: Copiar, Recortar e Colar.

b) Incorreta. A opção de cabeçalho e rodapé está no menu “Exibir” e não no “Editar”.

c) Correta. Este botão aumenta e diminui o Zoon da tela.

d) Incorreta. Quando o botão ilustrado nessa alternativa é acionado, todas as alterações feitas no documento em edição são salvas. Para aparecer referida caixa de diálogo, o usuário deveria clicar sobre o menu “Arquivo” e escolher a opção “Salvar Como”.

e) Incorreta. As ações associadas aos botões ilustrados nessa alternativa são: alinhar à esquerda, centralizar e alinhar à direita.

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17) (PM/RO/2005) A respeito do Excel, é correto afirmar que:
a) no Excel, um mesmo arquivo pode conter, no máximo, 7 planilhas.
b) o menu Formatar possui opções que permitem alterar a altura de linhas ou a largura de colunas.
c) clicando-se no botão , as células selecionadas passarão a ter um fundo colorido.
d) nos botões , que aparecem lado a lado na barra de fórmulas, a função de é permitir o uso de fontes do tipo subscrito, e a função de é fechar o Excel.
e) se pode excluir uma linha, selecionando-a e clicando sobre Excluir no menu Formatar.


Comentário
a) Incorreta. Uma pasta de trabalho pode conter até 255 planilhas.

b) Correta.

c) Incorreta. O botão ilustrado nessa alternativa faz a cópia da formatação da célula.

d) Incorreta. A função de é inserir uma função e a função de é cancelar a inserção da função.

e) Incorreta. A opção de Excluir linhas, colunas ou células está no menu “Editar” e não no “Formatar”.

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18) (PM/RO/2005) Das afirmativas abaixo, referentes ao Excel, a correta é:
a) a extensão padrão utilizada para arquivos de planilhas gerados com o Excel é .xls.
b) o comando Autosoma é utilizado para multiplicar números.
c) a interseção de uma linha e uma coluna no Excel recebe o nome de planilha.
d) para iniciar o Assistente de gráfico basta clicar em .
e) o botão usado na barra de ferramentas padrão para cópia é .

Comentário

a) Correta. O Excel salva em diversas outras extensões mas a sua extensão padrão é .xls

b) Incorreta. O comando Autosoma é usado para somar números.

c) Incorreta. A interseção de uma linha com uma coluna é chamada de célula.

d) Incorreta. Para iniciar o assistente de gráfico basta clicar em

e) Incorreta. O botão usado na barra de ferramentas padrão para cópia é