terça-feira, 18 de setembro de 2007

Prova BBIII (Análise)

Olá Amigos, ainda não comentarei detalhadamente a prova do banco do Brasil, prefiro fazer isso quando ela já estiver disponível para download na Internet. Caso isso não ocorra até quinta-feira eu comentarei detalhadamente assim mesmo.

Bem, resolvi a prova (graças à Amandinha “Japa” que me mandou a mesma já digitalizada) e sinceramente, achei ela tranqüila. Tranqüila não quer dizer fácil.

As questões criadas pela UnB não cobram o conceito nu e cru. Na verdade, são questões inteligentes e que exigem bastante raciocínio e malícia do candidato antes de marcar a resposta. Um exemplo clássico disso foi a questão 36, que apresentava uma imagem do Windows informando que um dispositivo USB foi conectado ao computador. Poderia ter perguntando o que é USB, como também poderia ter afirmado que uma porta USB pode suportar até 127 equipamentos, mas....... não foi isso que foi afirmado. Nesta questão, a UnB afirmou que o dispositivo conectado pode ter sido um pendrive. Ela não afirma que é um pendrive..., ela diz que PODE SER um pendrive. Ora, se o usuário sabe o que é um pendrive, ele sabe que a conexão do mesmo é via porta USB e sendo assim, a questão se torna certa.

Outra coisa muito interessante: na prova caiu uma única questão de Excel e mesmo assim, foi uma questão que veio de graça (mais uma vez eu lembro que os comentários completos de todas as questões serão publicados até a próxima quinta feira).

No meu modo de ver, houve apenas uma questão mal aplicada. Eu nem diria que foi mal elaborada, e sim que foi mesmo mal aplicada. Era uma questão que lançou uma lista com vários nomes de softwares e afirmou que naquela lista havia softwares compactadores, softwares que dava informações geográficas através de imagens de satélites, etc. Essa questão sim eu achei que não deveria estar na prova, exatamente pelo fato de hoje contarmos com uma gama enorme de softwares e cada usuário usa um ou vários deles de acordo com a sua necessidade. Fica muito complicado para um professor falar sobre todos eles, tentando adivinhar o software que será cobrado, da mesma forma que fica muito complicado para o aluno assimilar o nome de cada software com a sua função específica, ainda mais que ele já deve conhecer (e bem) o Windows, Word, Excel, Outlook e Internet Explorer.

No mais eu achei que a prova foi bem tranqüila, ainda mais para quem estudou e prestou atenção nas aulas. Espero que eu tenha mesmo ajudado vocês nessa prova, e que o que eu disse em sala de aula tenha sido lembrado na hora de resolver as questões e é claro, que todos tenham se dado bem nessa prova.

Um grande abraço a todos!

Pablo Leonardo