terça-feira, 21 de agosto de 2007

Resposta à um comentário

oi prof, blz? sou aluna do bb barreiro e queria sa... oi prof, blz? sou aluna do bb barreiro e queria saber o que é canal irc, pq vc ainda nao comentou e tem uma questão aqui no seu blog, se puder esclarecer, obrigada...

Primeiramente gostaria de agradecer pela sua visita ao meu Blog. Na verdade, IRC significa Internet Relay Chat, é um esquema de bate papo parecido com as atuais salas que temos hoje em sites como uol, terra, etc, porém, para usar o IRC o usuário deveria ter instalado um software específico. As salas do IRC eram chamados de Canais e qualquer pessoa podia criar seu canal. Em outras palavras. um canal IRC nada mais é do que uma sala de bate-papo do IRC.

OK?

PROVA BB COMENTADA - QUENTE D+++++



05) Propiciado pelo desenvolvimento científico-tecnológico das últimas décadas, o avanço das comunicações exerce importante papel para a circulação de informações e de capitais no mundo globalizado de hoje.

Certo. A resposta estava muito na cara. O avanço da tecnologia contribui muito para a circulação e disseminação da informação. Basta comparar por exemplo, o tempo que o correio convencional leva para entregar uma correspondência e o tempo que essa correspondência levaria para ser entregue se fosse enviada por e-mail por exemplo. Temos veículos de comunicação extremamente ágeis como os Blog’s, os sites, wikis, etc.

06) Casos de pedofilia têm acontecido com preocupante intensidade, mas, como restringem-se ao âmbito da rede mundial de computadores, podem ser mais facilmente
descobertos e punidos.

Errado. A Internet não possui donos e muito menos privacidade. Nada que é feito na Internet é facilmente descoberto, ainda mais quando estamos falando de pedofilia. Uma pessoa pode distribuir fotos e filmes de pedofilia na Internet e nunca ser descoberta. E como, concordando com a questão “5”, a Internet é um meio de comunicação que dissemina as informações com muita facilidade, é complicado descobrir a origem de tal “informação”.


07) Como o sistema bancário brasileiro está muito pouco informatizado, diversas modalidades de transações, como o pagamento de impostos e tributos ou a transferência de valores, deixam de ser feitas pela Internet.

Errada. Hoje em dia podemos perfeitamente pagar nossas contas e fazer transferências de valores pela Internet. Quase todos os bancos já oferecem aos seus clientes uma ferramenta que se chama Internet Banking e permite esse tipo de atividade.

08) Uma queixa recorrente de diversas empresas e corporações de grande porte, que produzem e vendem em escala global, refere-se ao crescente volume de artigos pirateados, incluindo, por exemplo, artigos copiados, maquiados ou obtidos na rede de computadores de maneira ilegal.

Certa. Infelizmente a Internet possibilita a pirataria. CD’s, DVD’s, livros,.... circulam pela rede de forma livre e desempedida.

09) Para se iniciar a procura automática por erros de gramática e de grafia no texto, é suficiente clicar o botão .

Errada. A ferramenta cujo botão foi citado na prova, se chama “Mostrar Marcações” e mostra as marcas de espaço, quebra de página, seção, parágrafo, etc. Para localizar erros no documento, sejam de grafia ou de gramática, o usuário deverá acionar a tecla “F7” ou simplesmente clicar sobre o menu “Ferramentas/Ortografia e Gramática”.


10) Para se selecionar todo o texto em edição contido na janela mostrada, é suficiente aplicar um clique duplo em qualquer uma das palavras do texto.

Errada. Um clique duplo sobre qualquer palavra do texto fará com que a palavra seja selecionada, um clique triplo fará com que o parágrafo seja selecionado.

11) Para se aplicar negrito e itálico à palavra “hackers”, é suficiente selecioná-la e, em seguida, clicar e .
Certa.


12) Caso se selecione todo o parágrafo iniciado em “Desde 2001”, é possível redefinir o tamanho da fonte usada no trecho selecionado por meio de funcionalidades da ferramenta
Certa. A ferramenta que está ilustrada acima é denominada “tamanho de fonte” e quando selecionamos algum texto e selecionamos um número dentro dessa caixa, o nosso texto passará a ter aquele tamanho.




A figura acima ilustra uma janela do Internet Explorer 6 (IE6), que exibe uma página da Web. Com relação a essa figura e ao IE6, julgue os próximos itens.

36) O IE6 é um dos navegadores da Internet mais utilizados no Brasil. Entretanto, a versão em português desse navegador não permite o acesso a páginas da Web cujas informações estejam em línguas diferentes da língua portuguesa nem a páginas da Web armazenadas em servidores localizados em outros países.

Errada. O idioma do navegador não interfere no conteúdo que ele pode ou não visualizar. Ele exibe todas as páginas de todos os idiomas de todos os países normalmente.

37) No IE6, é possível que o usuário defina qual é a primeira página da Web que deve ser exibida quando esse programa é executado. O botão permite que o usuário acione
um comando para que essa mesma página seja exibida durante uma sessão de uso do IE6.

Certa. O botão em questão, sempre que acionado, exibe a página inicial configurada pelo usuário.


38) A página da Web em exibição, bastante popular no Brasil e no mundo, funciona como uma enciclopédia de baixo custo, mantida pela empresa Wikipédia. Para acessar artigos escritos por especialistas, o usuário paga uma taxa mensal, de baixo valor. Essa página tem sido considerada um recurso valioso para a democratização da informação, devido ao baixo custo pago pelos usuários.

Errada. A imagem em questão é do site Wikpédia. Realmente é um enciclopédia muito popular e TOTALMENTE GRATUITA. Na Wikipédia, qualquer internauta pode escrever sobre determinado assunto e não temos artigos científicos lá. A wikipédia não é uma fonte confiável de informação.




A figura acima mostra uma janela do Excel 2002, em que é apresentada uma planilha que contém o saldo anterior de uma conta-corrente, seguido de depósitos e retirada realizados após a obtenção desse saldo anterior. Com relação a essa janela e ao Excel 2002, julgue os itens que se seguem.

39) Para se calcular o saldo atual, pondo o resultado na célula B6, é suficiente clicar essa célula, digitar a seqüência de caracteres (B2,B5)!B3 e, em seguida, teclar ENTER.

Errada. Para realizar este cálculo, o usuário deve clicar na célula B e inserir a seguinte fórmula “=soma(b2:b5)” (sem as aspas).

40) Para se centralizar os conteúdos das células de B2 até B5, é suficiente realizar a seguinte seqüência de ações: posicionar o ponteiro do mouse no centro da célula B2; pressionar e manter pressionado o botão esquerdo do mouse; mover o mouse de forma a posicionar o seu ponteiro sobre o centro da célula B5; liberar o botão esquerdo do mouse; clicar .
Certa. Sem comentários.


41) É possível se aumentar a largura da coluna B por meio da seguinte seqüência de ações: posicionar o ponteiro do mouse sobre o ponto médio da linha que divide os cabeçalhos das
colunas B e C; pressionar e manter pressionado o botão esquerdo do mouse; mover o
mouse para a direita, aumentando a largura da coluna; liberar o botão esquerdo do mouse.

Certa. Essa é a forma de redimensionar uma coluna no excel.




Considerando a figura acima, que ilustra uma janela do Windows XP, julgue os itens subseqüentes.

42) Um disquete de 3½" vazio tem capacidade de memória suficiente para armazenar os arquivos denominados Planilha Geral e Relatório do Projeto.

Certa. O tamanho total que os dois arquivos ocupariam em um disco seria de 406 KB. Um disquete tem capacidade de 1.44 MB que passando para Kbytes, daria 1474.56 KB, espaço mais do que suficiente para gravar os dois arquivos.

43) Ao se clicar o botão , todas as janelas abertas serão minimizadas, fazendo que toda a Desktop seja exibida.

Errado. Clicando sobre o referi botão (maximizar) a janela será maximizada na tela. Nada mais além disso.

44) É possível abrir o arquivo de nome Relatório do Projeto por meio da seguinte seqüência de ações: clicar sobre
clicar o menu “ARQUIVO”;
na lista de opções disponibilizada, clicar “ABRIR”.

Certa. Essa é uma das maneiras corretas de se abrir um arquivo no Windows.