quarta-feira, 12 de setembro de 2007

WORD (inário)

Um empregado de uma empresa está elaborando, com o auxílio do editor de textos Word 97, um glossário contendo termos técnicos. A janela mostrada na figura abaixo apresenta parte do referido documento, ainda na fase de edição.



(UnB/Cont. Jr./Petrobras/2001) Considerando o texto CI-I e o Word 97, julgue os itens que se seguem.
1) A palavra “GLOSSÁRIO” foi incluída no documento por meio da ferramenta de desenho ativada pelo botão .

Errada. O botão ilustrado acima é o Word Art. A palavra Glossário foi inserida através de uma caixa de texto. O botão que permite que uma caixa de texto seja inserida é o . Quando um texto é inserido em uma caixa de texto ele pode ser deslocado livremente pelo documento. Uma imagem também pode ser inserida dentro de uma caixa de texto, aliás, é a melhor forma de se inserir uma imagem para garantir sua mobilidade.


2) A partir da figura, pode-se concluir que, para a digitação dos termos técnicos na forma mostrada na área de trabalho do Word 97, o empregado inseriu uma tabela com duas colunas e vá-rias linhas.

Errada. Se o texto tivesse sido inserido dentro de uma tabela, seria possível visualizar as linhas e colunas da tabela. No caso acima, o texto foi inserido normalmente e o usuário, depois de seleciona-lo, clicou em “formatar/colunas” e escolheu o número de colunas em que ser texto deveria ser formatado.

3) Sabendo que o estilo do termo “Ácido” não é o mesmo estilo utilizado para o termo “Ararajuba”, caso o empregado deseje padronizar o estilo do primeiro termo a partir do estilo do segundo, ele obterá sucesso nesse intento por meio da seguinte seqüência de ações: determinar o estilo que está sendo utilizado no segundo termo, posicionando o cursor sobre a palavra “Ararajuba”; posicionar o cursor sobre a palavra “Ácido”; na caixa de estilos , clicar sobre o estilo determinado anteriormente.

Certa. Estilo é um recurso do Word que facilita e muito a tarefa de formatar um texto. Usando o recurso de “Estilos” um usuário consegue aplicar um bloco de formatação de uma só vez. Por exemplo, se o usuário deseja que um dos parágrafos do seu texto seja formatado com fonte tipo Arial, tamanho 16 pontos e alinhamento centralizado, ele pode conseguir essa formatação selecionando o parágrafo e aplicando o estilo de “Título” a este parágrafo. O Word já vem com estilos pré-definidos e o usuário pode alterar os parâmetros desses estilos ou simplesmente personalizar o seu Word criando novos estilos de formatação através do menu “Formatar/Estilos e Formatação”.

4) Sabendo que, para facilitar a navegação pelo documento, o empregado está utilizando o recurso de hyperlinks, e que, no glossário em elaboração mostrado na figura, essa ferramenta já foi associada às letras A, B e C, para inserir um salto no glossário para o primeiro termo contendo a letra D, é suficiente que o empregado posicione o cursor na esquerda da letra D em A.B.C.D. e clique no botão .

Certa. Este é o botão que deve ser acionado para se inserir um hyperlink em um documento.

5) Caso deseje disponibilizar o glossário para acesso via Internet, o empregado tem a opção de salvar o documento no formato HTML. No entanto, essa opção causa alguma perda de formatação. Para visualizar como o documento ficaria nesse formato, é suficiente clicar no botão .

Errada. A imagem acima se refere sim à um modo de visualização de documento que se chama Estrutura do documento. O botão que deve ser clicado para se ver o layout que o documento terá quando hospedado na web se chama Layout da Web ().

2 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.